Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FESTA DA DEMOCRACIA

Último debate Lula x Bolsonaro dispara e dá mais ibope que Travessia na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Lula à esquerda e Bolsonaro à direita no debate da Globo

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL): último debate antes do 2º turno na Globo

GABRIEL VAQUER e DANIEL FARAD

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 29/10/2022 - 0h02
Atualizado em 29/10/2022 - 1h37

O último debate presidencial do segundo turno elevou a audiência da Globo na noite desta sexta (28) tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. O embate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) marcou 27 pontos no Ibope --a média do horário com Travessia e a primeira linha de shows é de cerca de 20 pontos da capital paulista.

O encontro mediado por William Bonner nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, foi o programa mais visto do dia na televisão brasileira. O folhetim de Gloria Perez, que veio antes, marcou 22 pontos --entre 20h50 e 21h30 na Grande São Paulo.

O embate entre Lula e Bolsonaro ficou no ar das 21h30 às 23h51. Em São Paulo, o debate marcou 27 pontos no Ibope com pico de 30 na Globo; Record e SBT empataram em 4 pontos. No Rio de Janeiro, por sua vez, o evento bateu os 31 pontos.

No PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede as 15 principais metrópoles do Brasil, o debate marcou 29 pontos de audiência para a Globo. A GloboNews, canal de notícias da empresa, marcou 3,3 pontos com picos de 5 no PNT e ficou em primeiro lugar geral na TV paga.

O apresentador do Jornal Nacional, aliás, não foi apenas um mediador durante o debate. Ele também usou um "direito de resposta" após ter sido citado por Bolsonaro no primeiro bloco, lembrando que o jornalista disse que Lula não devia mais nada à Justiça em entrevista no Jornal Nacional.

"Me permita fazer um esclarecimento muito breve. De fato, eu disse que o candidato Lula não deve nada à Justiça, mas, como jornalista, eu não digo coisas da minha cabeça. Eu disse isso baseado em decisões fundamentadas do STF [Supremo Tribunal Federal]", alertou o âncora.

Lula pede desculpas à Globo

Lula também chegou a pedir desculpas à Globo pelo comportamento que julgou "insano" de Bolsonaro durante o debate. Ele aproveitou que o adversário havia ficado sem tempo durante o segundo bloco do debate para se dirigir diretamente aos telespectadores:

Eu sinceramente queria pedir desculpas à Rede Globo de Televisão porque esse comportamento insano que vem governando o Brasil praticamente há quatro anos. Todo mundo sabe dos rompantes dele, das ofensas dele, das agressões dele à mulher, aos quilombolas, aos jornalistas. Todo mundo vê.

Crise de audiência em Travessia

Travessia já sofreu um baque na primeira semana, em que jogou fora o trabalho de Pantanal (2022) para recuperar o público perdido durante a exibição de Um Lugar ao Sol (2021). Os seis primeiros capítulos da nova novela das nove registraram média de 23,3 pontos na Grande São Paulo --abaixo da conquistada pelo início da saga de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Recentemente, a Globo fez reedições nos capítulos de Travessia para deixar mais que Brisa (Lucy Alves) é a protagonista. O objetivo é tentar dar uma reação imediata aos números, que estão abaixo do esperado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.