ENTREVISTA AO VIVO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Lula no Jornal Nacional: entrevista alavanca audiência da Globo, mas não bate Bolsonaro
GABRIEL VAQUER, colunista
Publicado em 25/8/2022 - 21h26
Atualizado em 26/8/2022 - 12h48
A entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elevou a audiência do Jornal Nacional, da Globo, nesta quinta (25). Entretanto, os números da conversa com William Bonner e Renata Vasconcellos foram menores do que na sabatina com o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que alcançou o maior ibope do ano da TV brasileira.
Segundo dados consolidados de audiência na Grande São Paulo, obtidos pelo Notícias da TV, a entrevista marcou 31,7 pontos com picos de 34, das 20h31 e 21h11. No mesmo horário, o SBT ficou com 7 com o SBT Brasil e a novela Poliana Moça; a Record ficou com 6 com o Jornal da Record e o início da novela Reis; a Band obteve 3 pontos com Faustão.
Na segunda (22), o Jornal Nacional conseguiu 32,6 pontos com picos de 37 ao receber Bolsonaro. Mesmo com o número mais baixo, a Globo obteve crescimento em relação a semana passada, quando o JN fechou com 25,5 pontos no principal mercado de televisão do país.
O crescimento foi de 23,1% em uma semana. No Rio de Janeiro, segunda capital mais importante na televisão, o desempenho foi semelhante: foram 34 pontos de média com picos de 36. A Record anotou 6, o SBT 4 e a Band com apenas 1.
No PNT (Painel Nacional de Televisão), que representa as 15 principais metrópoles do Brasil, Lula no Jornal Nacional conseguiu 32 pontos, segundo dados prévios. Bolsonaro obteve 33 pontos.
No Nordeste, onde Lula tem mais aceitação popular, Lula superou a audiência das entrevistas de Bolsonaro no início da semana. Em Fortaleza (CE), o candidato do PT fez o JN registrar 29 pontos, ante 27 de Bolsonaro e 25 de Ciro Gomes (PDT).
Já no Recife, capital de Pernambuco, terra natal de Lula, a prévia de Ibope indica que sua entrevista no principal noticiário da televisão obteve 41 pontos de média com picos de 45. Na segunda, Bolsonaro conseguiu 37 pontos.
Os escândalos de corrupção durante os governos do PT (Partido dos Trabalhadores) foram assuntos centrais da sabatina de Luiz Inácio Lula da Silva no Jornal Nacional nesta quinta (25). William Bonner confrontou o candidato à presidência sobre desvios na Petrobras, mas reconheceu os erros no processo que levaram o ex-presidente à prisão por 580 dias.
"O STF [Supremo Tribunal Federal] lhe deu razão, considerou o juiz Sergio Moro parcial, anulou a condenação do caso do triplex e outras ações por ter considerado a Vara de Curitiba incompetente. Portanto, o senhor não deve nada à Justiça", reconheceu o apresentador.
"Mas houve corrupção na Petrobras. Segundo a Justiça, com pagamentos a executivos da empresa a políticos de partidos como PT, PMDB e o PP. Como o senhor vai convencer os eleitores de que esses escândalos não vão se repetir?", acrescentou ele.
Lula afirmou que foi massacrado e que a entrevista é a primeira oportunidade de falar abertamente sobre o tema ao vivo com o povo brasileiro.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.