Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SABATINA AO VIVO

Com Bolsonaro no Jornal Nacional, Globo bate recorde e tem maior ibope de 2022

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Bolsonaro com um terno preto e gravata azul no estúdio do Jornal Nacional

Jair Bolsonaro no Jornal Nacional: Globo consegue maior ibope do ano de 2022 com sabatina

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/8/2022 - 21h30
Atualizado em 23/8/2022 - 12h38

Grande assunto desta segunda (22), a entrevista do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no Jornal Nacional elevou bastante o ibope da Globo. A conversa alcançou o maior pico de audiência da televisão brasileira em 2022, superando a final do Mundial de Clubes de 2022 entre Chelsea x Palmeiras na Band em fevereiro.

Não foi somente o telejornal que se beneficiou, mas toda a programação que veio anteriormente. A sabatina com Bolsonaro foi bem tanto na capital paulista, principal mercado do país, como no Rio de Janeiro, onde o bolsonarismo é forte.

Segundo dados consolidados de audiência obtidos pelo Notícias da TV, a entrevista de William Bonner e Renata Vasconcellos com Jair Bolsonaro marcou 32,6 pontos de média com picos de 37.

A Record e o SBT ficaram 6; e a Band obteve com 3. A conversa de 40 minutos, que ficou no ar das 20h31 às 21h11, cresceu os números em 22,1% em relação à segunda passada (27 pontos). 

No Rio de Janeiro, um resultado ainda melhor: o JN marcou 35,9 pontos e chegou a picos de 40 durante a entrevista. A Record e SBT ficaram com 6 e 4, respectivamente, e a Band 1. A entrevista também teve grande repercussão nas redes sociais e foi disparado o assunto mais comentado, a grande maioria com críticas para falas do presidente.

No PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede a audiência da TV nas 15 principais metrópoles do Brasil, a Globo obteve 33 pontos de média.

Mesmo no Nordeste, onde Bolsonaro tem rejeição alta, a entrevista foi bem. Em Salvador e no Recife, o Jornal Nacional chegou a picos de 38 pontos durante sua realização.

A expectativa para a entrevista de Jair Bolsonaro (PL) no JN fez com que a entrevista fosse o grande assunto do dia até mesmo em canais concorrentes. A CNN Brasil colocou dois repórteres na porta dos Estúdios Globo. A Jovem Pan tentou analisar o que o político poderia fazer. 

A expectativa pela sabatina fez com que Cara e Coragem e a estreia da novela Mar do Sertão se beneficiassem. A trama de Mário Teixeira que entrou no lugar de Além da Ilusão marcou média de 20,7 pontos com picos de 23. Já o folhetim de Claudia Souto alcançou 23,8 pontos com picos de 26 --seu maior número desde a semana de estreia, em maio.

Durante os 40 minutos, a entrevista foi quente. Por diversas vezes, William Bonner e Renata Vasconcellos elevaram o tom por conta das rebatidas de Bolsonaro. O presidente acusou Bonner, em dado momento, de divulgar uma notícia falsa. Em outro, ele criticou a Globo pelo "fique em casa" promovido durante o auge da pandemia da Covid-19. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.