DANÇA DAS CADEIRAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Fausto Silva (à esq.), Luciano Huck e Marcos Mion: quem foi o "rei" do Ibope em 2021?
Com perfis bem diferentes, Fausto Silva, Marcos Mion e Luciano Huck movimentaram os bastidores e agitaram o público durante a dança das cadeiras no comando das apresentações de programas da Globo em 2021. Dos três, o titular que conquistou o maior ibope neste ano foi justamente o que ficou mais tempo fora do ar: Faustão.
De acordo com um levantamento feito pelo Notícias da TV com dados da Kantar Ibope Media, as maiores audiências dos programas Domingão do Faustão (1989-2021), Domingão com Huck e Caldeirão na Grande São Paulo foram de 21,4 pontos, 19,1 e 15,9, respectivamente.
A reportagem considerou recordes isolados porque cada programa teve uma quantidade diferente de episódios, então traçar uma média levaria a comparações equivocadas. O Domingão do Faustão teve 23 edições neste ano. Já o Caldeirão (de Mion) e o Domingão com Huck ocuparam as tardes de sábado e domingo, respectivamente, 17 vezes em 2021.
Rei da audiência dominical durante mais de três décadas, Faustão anunciou sua saída da Globo em janeiro deste ano, quando ele e a emissora decidiram não renovar o contrato do apresentador --que não demorou em assinar com a Band, sua antiga casa na década de 1980.
A "traição" deixou a emissora ressentida, fazendo com que o dono do bordão "ô loco, meu!" saísse pela porta dos fundos, sem direito a uma despedida, em junho, durante uma licença médica. Tiago Leifert substituiria Faustão temporariamente, mas acabou ficando até a chegada oficial de Luciano Huck, sedento por uma vaga aos domingos, ao posto.
O recorde de audiência do Domingão do Faustão foi marcado em 23 de maio. Aquela edição foi favorecida pela final do Campeonato Paulista entre São Paulo e Palmeiras, exibida antes do programa, e também pela segunda rodada da Super Dança dos Famosos.
O marido de Angélica, por sua vez, cedeu o posto de titular do Caldeirão para Marcos Mion, ex-apresentador de A Fazenda e que deixa bem clara a sua felicidade por ter saído da Record.
No Caldeirão do Huck (2000-2021), o marido de Angélica conquistou o maior ibope do ano em sua despedida: 15,7 pontos, marcados em 28 de agosto. O número, entretanto, já seria ultrapassado logo na estreia de Mion no comando do programa reformulado com uma linguagem mais jovem: 15,9 em 4 de setembro.
Apesar de ter almejado o domingo durante tantos anos, Luciano ainda não superou o recorde de Faustão com o Domingão com Huck. A maior audiência do programa, que herdou vários quadros do Caldeirão, foram os 19,1 pontos registrados em 7 de novembro. Naquele dia, também foi exibido um jogo do Brasileirão entre Santos e Palmeiras.
O ex-Caldeirão desistiu (provisoriamente) da vida política para assumir a vaga de Fausto Silva, mas tem sofrido para conquistar o mesmo público do antecessor. Depois de fazer uma mistura entre o Domingão do Faustão e o programa que vai ao ar sábados, a atração deve passar por reformulações no ano que vem para ver os números de audiência decolarem.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.