Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUPEROU 21 ANTECESSORAS

Bom Sucesso tem melhor início de novela das sete no Ibope em 12 anos

PAULO BELOTE/TV GLOBO

Protagonizada por Antonio Fagundes e Grazi Massafera, Bom Sucesso tem início promissor no Ibope - PAULO BELOTE/TV GLOBO

Protagonizada por Antonio Fagundes e Grazi Massafera, Bom Sucesso tem início promissor no Ibope

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 20/8/2019 - 4h46

Com desempenho positivo no Ibope, Bom Sucesso superou 21 antecessoras do horário das sete em suas três primeiras semanas. Os 18 capítulos iniciais da trama protagonizada por Grazi Massafera e Antonio Fagundes marcaram média de 30,0 pontos na Grande São Paulo. É o melhor resultado desde 2007, quando a reta inicial de Sete Pecados anotou 30,4.

Bom Sucesso honra tanto o nome que superou até mesmo os índices da última novela das nove, O Sétimo Guardião (2018), que teve média de 28,9 pontos nessa fase inicial. Está com números similares aos de O Outro Lado do Paraíso (2017).

Na faixa das sete, a trama escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm superou sucessos como Caras & Bocas (27,4), Ti Ti Ti (28,6), Cheias de Charme (28,8), Haja Coração (26,8) e Pega Pega (27,4). Atualmente, cada ponto equivale a 73.105 domícilios na Grande São Paulo --os índices são atualizados todos os anos.

O início promissor, no entanto, não garante que Bom Sucesso vá manter esse desempenho ao longo de toda a sua exibição. Nos últimos sete anos, o folhetim que teve o começo mais semelhante ao da atual novela foi O Tempo Não Para (2018), que marcou 28,3 de média nas três primeiras semanas. Mas a trama não conseguiu prender a audiência e chegou ao fim com apenas 24,1 de média geral.

Com Verão 90, antecessora de Bom Sucesso, aconteceu o contrário. A novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral começou mal no Ibope, mas cresceu nos dois meses finais. A trama nostálgica fechou com 26,1 de média; na última semana, os cinco capítulos derradeiros tiveram 30,8 pontos de média.

A história de Bom Sucesso caiu no gosto tanto do público quanto da crítica. A trama é considerada ágil e o humor inteligente, com sacadas irônicas e bem defendidas pelo elenco. Apesar do mote inicial ser um tema espinhoso, a morte é retratada com leveza pela dupla de novelistas. Há espaço para a diversão e, sobretudo, para a reflexão, coisa que faltava na antecessora.

Outro fator que a atual novela das sete pode contar a seu favor é a química da protagonista com os dois mocinhos da história. Grazi deu liga tanto com David Junior (Ramon) quanto com Romulo Estrela (Marcos), e isso dá aos autores margem de manobra para conduzir a história amorosa para diferentes rumos.

Bom Sucesso tem acumulado recordes desde a estreia. A trama teve a melhor primeira semana de uma novela das sete em 11 anos; e ainda conseguiu 31,6 de média em plena quarta-feira, quando as novelas costumam ter menos audiência porque vão ao ar mais cedo.

O capítulo mais visto de Bom Sucesso foi o de 5 de agosto, quando registrou 33,7 pontos e 46,3% de participação --o desempenho superou toda a audiência de Verão 90, inclusive os da reta final.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.