Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Mora bem

Mansão de Josiane em A Dona do Pedaço já pertenceu ao homem mais rico do Brasil

Reprodução/TV Globo

Maria da Paz (Juliana Paes) comprou uma mansão para sua família; local histórico fica no Rio de Janeiro - Reprodução/TV Globo

Maria da Paz (Juliana Paes) comprou uma mansão para sua família; local histórico fica no Rio de Janeiro

FERNANDA LOPES

Publicado em 20/8/2019 - 5h04

Josiane (Agatha Moreira) provou que entende de luxo ao escolher a mansão que forçou sua mãe a comprar em A Dona do Pedaço. A locação utilizada na novela é um imóvel que existe desde o fim do século 19, conhecido como Palacete Modesto Leal, no Rio de Janeiro. Antes de virar cenário do folhetim, a mansão pertenceu ao homem mais rico do Brasil.

Na trama, Josiane visitou várias casas majestosas antes de escolher essa, a maior e mais cara de todas. Ela fez Maria da Paz (Juliana Paes) gastar milhões e se afundar em empréstimos para completar a decoração. Tudo para ter a mansão em seu nome e expulsar a mãe e a avó de lá, como vai acontecer no capítulo desta terça (20).

Na vida real, a mansão pertence à mesma família há mais de 100 anos. Ela foi adquirida em 1892 por João Leopoldo Modesto Leal (1860-1939), que era conhecido como Conde Modesto Leal.

Ele foi um importante banqueiro, comerciante, empresário e político brasileiro. Começou de baixo, com a venda de sucata, e ganhou muito dinheiro com isso, além de se envolver em negociações de imóveis e lucrar como agiota. No início do século 20, era o homem mais rico do país.

Modesto Leal era tão cheio de dinheiro que a expressão "patricinha", usada para caracterizar meninas com alto poder aquisitivo e estilo de vida privilegiado, foi criada com base em uma trineta do conde, Patrícia Leal. Josiane a invejaria.

Com todo seu dinheiro, Modesto Leal comprou em 1892 a mansão, localizada no bairro das Laranjeiras, e o imóvel foi totalmente reformado entre 1900 e 1905 pelo arquiteto italiano Antonio Januzzi. Tem 4 mil m² de área construída e fica num terreno de 50 mil m². Possui até uma capela no interior, caso Josiane queira pedir perdão por seus pecados.

reprodução/TV globo

Mais detalhes da fachada do Palacete Modesto Leal, cenário da novela A Dona do Pedaço

Modesto Leal morreu em 1939, mas a mansão ainda pertence a seus descendentes. Os donos do palacete já receberam propostas para transformá-la em uma galeria de arte e para sediar o acervo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Em 2008, os familiares desocuparam o local, que hoje serve como casa de eventos. O aluguel do espaço por uma única noite, para a realização de um casamento, por exemplo, custa cerca de R$ 40 mil, sem incluir buffet e funcionários. "A idéia da família sempre foi a de preservar a casa, mas é bom que ela dê receita de alguma forma", afirmou Patrícia Leal na época, ao jornal Extra.

O local é tombado pelo Inepac (Instituto Estadual de Patrimônio Cultural), do Rio de Janeiro. A Dona do Pedaço utiliza o Palacete Modesto Leal apenas para takes externos; os cômodos da mansão são todos feitos nos Estúdios Globo. Resta saber até quando Josiane conseguirá se manter na mansão que surrupiou da mãe...

Resumos Semanais

Resumo da novela A Dona do Pedaço: Capítulos de 20 a 22/11

Quarta, 20/11 (Capítulo 159)
Amadeu consegue a redução de pena para Jô. Fabiana garante a Evelina e Antero que se tornará freira. Chega o dia do casamento de Evelina e Antero. Cornélia presenteia Marlene com um vestido branco e Evelina ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.