Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DISFORIA PÓS-SEXO

Reação de Fiuk no BBB21 é normal? Choro após o sexo pode ter diagnóstico

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fiuk chorando sem camisa em frente ao espelho no BBB21

Fiuk chora no banheiro depois de movimentar o edredom no Big Brother Brasil 21

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 3/4/2021 - 7h20

Depois de trocar carícias com Thaís Braz embaixo do edredom no BBB21, Fiuk teve uma reação que gerou surpresa e piadas: ele caiu no choro. O ator e a dentista preferiram manter segredo se fizeram sexo ou não, mas sentir tristeza após um momento prazeroso a dois é um sinal de alerta para um diagnóstico de disforia pós-sexo.

Ao Notícias da TV, a ginecologista Lilian Fiorelli, especialista em sexualidade feminina e uroginecologia pela USP (Universidade de São Paulo), explica os motivos que podem levar à tristeza profunda após a transa.

"Durante a relação sexual, existe uma liberação hormonal muito grande.
Com dopamina, endorfina, que dão sensação de prazer, bem-estar. Depois do orgasmo, existe geralmente a liberação de outro hormônio chamado ocitocina, que também é chamado de droga do amor, que dá vontade de ficar juntinho e relaxado", relata.

Sem afirmar, é claro, que Fiuk sofre de disforia pós-sexo, a médica detalha o que acontece no cérebro de quem apresenta reações parecidas com a dele. "Quando ocorre a liberação de todos esses hormônios (que eram pra ser do bem, digamos assim), para algumas pessoas é uma variação muito grande. A queda muito rápida dos níveis de hormônio podem dar o efeito oposto ao esperado", complementa.

O problema é uma espécie de reação adversa ao prazer, que pode se manifestar de outras maneiras além de choro e tristeza. "Há a variante mais agressiva, com vontade de bater, gritar, dar soco. Pode ainda dar ansiedade, inquietação, palpitações, sudorese", enumera Lilian.

O que causa a disforia pós-sexo?

A ginecologista afirma que o diagnóstico pode ter relação com uma causa genética na forma como o corpo regula esses hormônios. Outros problemas psiquiátricos --como depressão, ansiedade e síndrome do pânico-- também podem ser associados à disforia pós-sexo.

"Geralmente já existe alguma crença limitante, algo psiquiátrico ou psicológico com a pessoa em relação ao sexo, à vergonha, que pode ser desencadeado.
O sexo é uma relação de completo descontrole sobre o seu corpo, seus sentimentos, é uma fase de entrega muito autêntica, e às vezes tudo o que você deixou encoberto vem à tona", analisa.

Quem apresenta sinais do problema deve procurar um psiquiatra para acompanhamento. "Há casos em que é necessário tomar medicação, fazer terapia. É uma doença que precisa de tratamento", esclarece a médica.

Veja a cena de Fiuk e Thaís juntos após uma das festas do BBB21:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.