Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRECONCEITO ENRAIZADO

Por que piada de Rita Lobo com Nise Yamaguchi é racista e xenofóbica?

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem de fotos com a apresentadora Rita Lobo (à esq.) e a médica imunologista Nise Yamaguchi (à dir.)

A apresentadora Rita Lobo (à esq.) e a médica imunologista Nise Yamaguchi (à dir.)

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 2/6/2021 - 11h14

Popular nas redes sociais por ironizar bolsonaristas usando suas receitas famosas, Rita Lobo foi criticada na madrugada desta quarta-feira (2) após fazer uma piada considerada racista e até xenofóbica com a médica imunologista Nise Yamaguchi, descendente de japoneses, ao associá-la a um prato típico oriental.

Na noite de terça-feira (1º), a apresentadora do Cozinha Prática, do canal GNT, mandou uma indireta para Nise, que depôs na CPI da Covid e defendeu mais uma vez o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. O remédio já foi comprovado cientificamente ser ineficaz contra o coronavírus, e a especialista é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro. 

"Okonomiyaki, que muitos chamam de panqueca japonesa, não leva cloroquina nos ingredientes. Saiba mais", escreveu a cozinheira no Twitter, colocando o link de uma receita do prato oriental de seu site, o Panelinha.

Em resposta, vários perfis criticaram o comentário, que foi considerado preconceituoso por associar uma mulher de ascendência japonesa com uma comida, estereotipando toda uma etnia. 

Além das críticas, famosos como a atriz Ana Hikari chegaram a explicar a problemática da brincadeira. Rita entendeu, apagou a piada de seu perfil no Twitter e lamentou a gafe. "Eu errei. Peço desculpas à comunidade japonesa e aos meus seguidores. O tuíte anterior é racista e, por esse motivo, vou apagá-lo", reconheceu a escritora.

Racismo em microagressões

Apesar de parecer uma piada inofensiva, a ironia de Rita Lobo reforça um preconceito estrutural sobre pessoas com ascendência asiática, com comentários que parecem inofensivos, mas que machucam. 

Obviamente, o racismo sofrido por asiáticos tem menor proporção do que o racismo sofrido por negros. Entretanto, essas microagressões podem evoluir para agressões reais, como aconteceu nos Estados Unidos, onde foi criado o movimento Asian Hate (Ódio Asiático, em tradução livre).

Vários idosos asiáticos foram agredidos fisicamente e até mortos devido à falsa premissa de culpa da etnia pela pandemia da Covid-19, que teve sua origem na China.

Além de parar com piadas, pessoas brancas devem refletir e se conscientizar sobre quanto ofender alguém de outra origem é válido apenas para criticar uma ideologia oposta. 

Mesmo sem concordar com as opiniões políticas de Nise Yamaguchi, é errado reduzir a médica à sua raça, conforme explicaram o youtuber Leo Hwan e Ana Hikari. 

"Rita Lobo escolheu mesmo esse caminho pra fazer chacota da pessoa? Antes de enxergar todas as incoerências e absurdos na fala dela [Nise], você enxerga a raça dela? O fato de ela não ser branca? E por alguma razão isso é motivo de chacota e não tudo que ela disse? Carai, que cocô", alertou o produtor de conteúdo.

"Quando alguém é incompetente, você pode criticar a incompetência da pessoa sem associar isso à raça dela. Associando a raça na crítica ou, pior ainda, fazendo piada com a raça dela você só está sendo incoerente. Vulgo: é uma atitude racista", avisou a atriz Ana Hikari.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.