Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O CORPO EXPLICA

Patrícia Poeta anula ternura de Fátima no Encontro com frieza e marca própria

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Na montagem estão Patrícia Poeta (à esquerda) e Fátima Bernardes (à direita)

Patrícia Poeta e Fátima Bernardes: apresentadora do Encontro tem marcas próprias na comunicação

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 1/8/2022 - 7h00

Patrícia Poeta ainda enfrenta críticas pelo seu estilo de apresentação do Encontro, programa do qual virou titular desde o início do mês após a ida de Fátima Bernardes para o The Voice Brasil. A mudança das apresentadoras vai além de uma simples substituição: os traços no corpo de cada uma indicam ternura e discrição em Fátima, enquanto a ex-É De Casa quer deixar seu próprio DNA com imposições que beiram a frieza.

Em 2012, quando o Encontro estreou, a namorada de Túlio Gadêlha foi criticada por parecer perdida no formato de entretenimento. A atração também passou por vistoria grossa de especialistas em televisão, que afirmaram que a "colcha de retalhos" não funcionaria. Dez anos depois, Patrícia assumiu o programa, que se consolidou com poucas mudanças.

O comunicador Elton Euler, idealizador do projeto O Corpo Explica, conta ao Notícias da TV que os diálogos e imposições marcantes da nova apresentadora causaram espanto. Antes, era comum uma postura de avaliação e sensação de "cuidado com o que se fala". Patrícia, por outro lado, quer se sobressair.

"Teremos uma voz um pouco mais ousada e mais presente do que ela realmente pensa sobre os assuntos. Isso ficar cada vez mais claro. A Fátima se manifesta, mas avalia aquilo que está acontecendo sem se comprometer tanto. Já a Patrícia vai ousar, e essa ousadia traz a comparação entre o padrão de comportamento delas", explica ele.

"A Fátima tem os traços quentes, de caráter oral e caráter masoquista um pouco mais altos do que os da Patrícia. Isso faz com que ela seja um pouco mais acolhedora e sensível, deixa uma atmosfera de cuidado mais elevada no ambiente. Automaticamente, os encontros com ela são mais acolhedores", indica Euler.

Patrícia tem os traços frios mais elevados. Os traços das duas são bem parecidos, mas a Patrícia vai ser um pouco mais prática e dominadora, então a presença dela vai ser bem autêntica, porque ela tem outros caráteres rígidos altos. Ela não vai querer apenas substituir a Fátima, ela vai querer colocar a marca dela, que é deixar um clima de show no ar.

Fátima é passado

De acordo com o analista, enquanto Fátima é envolvente, Patrícia é dominadora. Essa característica traz um ar de sedução, e isso faz com que ela consiga brilhar sozinha e deixe os outros brilharem. O comunicador indica que o telespectador verá uma atuação marcante no sentido de "quem manda aqui sou eu". É por isso que o coapresentador Manoel Soares pode ficar de escanteio às vezes.

A Globo já se manifestou sobre os ataques direcionados à apresentadora nas primeiras semanas. A conclusão é de que há uma perseguição desnecessária com Patrícia. O Notícias da TV apurou ainda que a emissora acha normal alguns erros iniciantes e prega paciência com a ex-âncora do Jornal Nacional.

"Vai ser uma mudança em que logo, logo, nós teremos a marca dela estampada no DNA do programa. Não vai ser apenas uma transição ou uma substituição, nós veremos uma página virando", projeta o especialista.

As duas são bem próximas, mas nenhuma pessoa gosta de ser comparada. A Patrícia vai chegar com mais força, trazendo a voz dela, a visão e a postura, que são a marca. Isso vai provocar o que há de melhor nela, que funciona muito bem quando é desafiada.

Análise corporal

O método utilizado por Elton Euler parte do controle do corpo através de uma rede de neurônios. Esse processo de desenvolvimento é diferente em cada ser humano e afeta tanto o formato físico do corpo, quanto os traços de caráter --mecanismos que impactam diretamente no seu jeito de pensar, sentir e agir, seja de forma consciente ou inconsciente.

Existem cinco traços de caráter: esquizoide (imaginativo), oral (sentimental), psicopata (negociador), masoquista (metódico) e rígido (competitivo). Abaixo, confira as análises de Fátima Bernardes e Patrícia Poeta:

DIVULGAÇÃO/O CORPO EXPLICA

Análise Fátima Bernardes

Análise Fátima Bernardes

DIVULGAÇÃO/O CORPO EXPLICA

Análise Patrícia Poeta

Análise Patrícia Poeta


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.