Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VOTO DE CONFIANÇA

Globo vê 'perseguição' com Patrícia Poeta e prega paciência com novo Encontro

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Patrícia Poeta com batom vermelho no comando do Encontro

Patrícia Poeta no Encontro: Globo acha que apresentadora está sofrendo perseguição na internet

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 19/7/2022 - 6h40

A direção do núcleo de Variedades da Globo está incomodada com a forma que parte da imprensa e do público nas redes sociais têm tratado as primeiras semanas de Patrícia Poeta como apresentadora do Encontro. A palavra usada nos bastidores é "perseguição" contra a ex-âncora do Jornal Nacional, com críticas que seriam injustas ao seu desempenho. A emissora procura tranquilizar a jornalista e sua produção, além de pregar paciência.

Patrícia Poeta estreou como apresentadora fixa do Encontro há duas semanas. Desde então, são frequentes as críticas nas redes sociais sobre seu desempenho e destaques a momentos de climão que acontecem no programa. Alguns diagnosticam uma falta de química com o coapresentador, Manoel Soares, no palco. Já a audiência, mesmo com a mudança de horário, manteve a média: 7 pontos de Ibope na Grande São Paulo.

Segundo apurou o Notícias da TV, a maior reclamação da Globo é que a imprensa e o público que comenta na internet têm colocado em Patrícia a expectativa de que ela já estivesse pronta logo de cara, por causa da experiência acumulada na televisão.

O argumento é que nem mesmo Fátima Bernardes agradou em seu início. Em 2012, no ano de estreia do Encontro, Fátima também foi criticada pelo programa e pelo seu estilo de apresentar, que na ocasião ainda era muito preso ao roteiro e pecava pela falta de espontaneidade.

Outro argumento usado pela emissora para corroborar a injustiça com Patrícia é que ela está levando a culpa até por problemas que o programa já tinha com Fátima Bernardes.

Um exemplo usado internamente e que causou muita indignação foram as críticas ao quadro Cantando Notícias, que transforma em canção os fatos mais relevantes da semana e já era apresentado às sextas-feiras com Fátima desde abril. Patrícia simplesmente deu continuidade a uma ideia que já existia.

Internamente, é visto como implicância os comentários de que Patrícia não deixa Manoel Soares falar. "Ela é titular do programa, natural que tenha mais espaço", chegou a dizer uma fonte ouvida por telefone pela coluna.

Mariano Boni, chefão de Variedades da Globo, tem tentado trazer tranquilidade para a produção, que encarou não só uma mudança de apresentadora, mas de cidade --o programa passou a ser feito em São Paulo em vez de no Rio de Janeiro. A Globo prega que não há pressa para a atração ficar redonda e confia no potencial de todos.

Por enquanto, Patrícia Poeta opta pelo silêncio e mostra apenas bons momentos de seu programa. Em suas redes sociais, ela mostra felicidade pela oportunidade e não dá bola para as críticas que sofre. Isso também faz parte da estratégia da emissora em fazer o público se acostumar com o novo rosto diário.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.