Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESPECIALISTA EXPLICA

O que é sinusite bacteriana? Entenda os riscos do diagnóstico de Joelma

REPRODUÇÃO/SBT

Foto de Joelma

Joelma no programa The Noite, no SBT; a cantora está afastada dos palcos para cuidar da saúde

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 2/8/2023 - 6h30

Joelma anunciou uma nova pausa na sua agenda de shows para cuidar da saúde. A cantora voltou a ser hospitalizada para tratar uma sinusite bacteriana e, por isso, não tem data prevista para retornar aos palcos. Segundo a otorrinolaringologista Maura Neves, o diagnóstico precisa ser tratado de maneira adequada para evitar a piora do quadro infeccioso.

A informação sobre a hospitalização da artista foi revelada pelo jornalista Leo Dias no Fofocalizando, do SBT. Ao Notícias da TV, a médica explica como a doença costuma aparecer e quais os riscos causados por ela.

"É um processo infeccioso inflamatório dos seios da face, promovido principalmente pelas bactérias Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhallis. É uma infecção oportunista e se inicia após um resfriado ou um quadro de alergia nasal. O inchaço da mucosa nasal leva à obstrução da comunicação do seio da face com nariz", detalha.

Os principais sintomas incluem obstrução nasal e secreção nasal espessa, que escorre pela garganta ou eliminada pelo nariz. Pode-se sentir também dores de cabeça, diminuição de olfato, tosse, dor no corpo, sensação de cheiro ruim no nariz, febre intermitente e dor nos dentes.

Maura ainda comenta o fato de Joelma ter sido diagnosticada algumas vezes com Covid-19. Segundo ela, o surgimento da sinusite bacteriana pode, sim, ter relação com a crise sanitária. "O vírus da Covid, principalmente com suas cepas mais recentes, acomete frequentemente a via aérea superior. É comum ocorrer um inchaço da mucosa que reveste o nariz, e isso levar ao bloqueio da comunicação dos seios da face com o nariz."

"O seio da face torna-se uma cavidade fechada quente e úmida, permitindo que uma bactéria prolifere e leve à sinusite. A complicação com sinusite tem sido comum em pacientes com Covid", acrescenta.

Alerta

A especialista destaca que fazer acompanhamento médico e estar atento ao avanço do quadro clínico é essencial para se recuperar da infecção. Caso o tratamento não seja feito de maneira adequada, o paciente pode sofrer com os danos causados à saúde. "Quando o diagnóstico é de uma sinusite bacteriana, são utilizados antibióticos para cuidar do doente".

É possível que ocorram complicações orbitárias [na área dos olhos], pela proximidade dos seios da face com os olhos, e osteomielite [infecção causada por bactéria] do osso da região frontal. Quadro mais graves podem evoluir com meningite e abscesso no cérebro.

"O diagnóstico é clínico, ou seja, realizado por médico através dos sintomas do paciente, e é auxiliado pelo exame de nasofibroscopia. No exame, o otorrinolaringologista passa uma câmera por dentro do nariz e identifica a drenagem de secreção dos seios da face", complementa.

Mais um caso

Em maio deste ano, a ginasta Daniele Hypolito também recebeu o diagnóstico de sinusite bacteriana. Dois meses antes, ela havia enfrentado uma outra infecção, quando enfrentou um quadro de pielonefrite, inflamação renal causada por bactérias.

Já na segunda internação, ela desabafou sobre o estado de saúde em entrevista ao Gshow. "Por a minha imunidade ter baixado por conta da outra infecção, a sinusite bacteriana apareceu."

"Essa sinusite atual não tem relação com a infecção no rim, mas através do antibiótico que tomei na época, por ter outra bactéria que é a (da) sinusite, ela arranja forma de sobreviver no corpo do ser humano. Acabou que através da medicação que tomei, a sinusite apareceu", explicou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.