Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SAIBA MAIS

O que é hérnia de hiato? Doença de Rafa Kalimann pode causar até mau hálito

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Rafa Kalimann de cabelo solto e decote rosa

Rafa Kalimann em foto publicada nas redes sociais; ex-BBB confirmou que tem hérnia de hiato

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 22/7/2022 - 6h20

Rafa Kalimann revelou que sofre com a condição de hérnia de hiato, uma protuberância que fica na boca do estômago e é aparente na região abdominal. A doença pode ser causadora de sintomas como náuseas, azia e até mesmo mau hálito.

"Hérnia de hiato é a fraqueza do músculo que segura o esôfago na posição adequada. Esse músculo está entre o tórax e o abdômen, então se existe uma frouxidão dele, o estômago consegue entrar por esse buraco", explica a médica Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo, em entrevista ao Notícias da TV.

Além de problemas estomacais, a hérnia de hiato pode causar até uma pneumonia, tosse e falta de ar, por causa da regurgitação de alimentos. "O paciente idoso com uma hérnia de hiato grande, pode acontecer de ele regurgitar durante a noite e a saliva ou alimento parar no pulmão, que é uma das principais causas de pneumonia química", descreve a especialista.

Um dos agravantes da doença pode, inclusive, se tornar um câncer de esôfago. "Se pessoa tiver regurgitação durante muitos anos e isso ficar machucando toda hora o esôfago, em um período de dez a 15 anos pode virar um tumor", alerta Vanessa.

Os sintomas podem ser amenizados com o uso de remédios específicos e recomendados por um profissional da área. Mas segundo a médica, o único tratamento para tirar a hérnia de hiato é a cirurgia. "Não há um remédio que resolva a hérnia de hiato, apenas remédios que resolvem os sintomas do refluxo", afirma.

As causas da hérnia de hiato normalmente estão relacionadas ao sobrepeso. "Pessoas obesas e mulheres que engordaram muito na gestação. O aumento do volume abdominal aumenta também a pressão dentro do abdômen, fazendo com que aconteça a hérnia de hiato", explica a especialista.

Outras possíveis causas também são sedentarismo ou tabagismo. "Isso pode provocar uma fraqueza do esfíncter do esôfago, ajudando na regurgitação", detalhou Vanessa. 

Rafa Kalimann, no entanto, não se encaixa em nenhuma dessas causas. De acordo com a médica, a hérnia de hiato da ex-BBB provavelmente é genética. Mas mesmo que a causa seja diferente, o tratamento ainda é o mesmo: remoção por meio de cirurgia. 

Confira abaixo o vídeo que expos a hérnia da apresentadora:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.