Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EVITA QUEDA DE CABELOS

O que é crioterapia capilar? Entenda como funciona a touca gelada na quimioterapia

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Simony e Susana Naspolini com touca gelada

Famosas como Simony, Susana Naspolini e Ana Furtado usaram a touca em tratamento contra câncer

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 29/8/2022 - 6h30

A crioterapia capilar ou simplesmente touca gelada é uma nova tecnologia que vem sendo adotada por pacientes em tratamento contra o câncer. Aline Maranhão Matis Pereira, enfermeira da Central de Quimioterapia do Hospital A.C. Camargo Câncer Center, em São Paulo, conversou com o Notícias da TV sobre o tema e deu detalhes sobre como funciona o equipamento. 

"A touca gelada, também conhecida como touca hipotérmica ou crioterapia capilar, é um procedimento de resfriamento do couro cabeludo que tem a finalidade de evitar ou reduzir a queda de cabelo. Consiste em uma touca que, conectada a uma unidade refrigeradora e colocada na cabeça do paciente, resfria o couro cabeludo em torno de 18°C, mantendo a temperatura constante durante o uso", explica Aline.

"Ao manter o resfriamento, [a touca] diminui o fluxo sanguíneo da região, evitando que as medicações circulem pelo folículo capilar, e diminuindo assim as chances de queda dos fios. A touca é instalada 30 minutos antes do início da quimioterapia", continua a profissional.

A ideia é que o paciente permaneça com a touca durante toda a sessão de quimio e, depois, durante mais 60 a 90 minutos, a depender do protocolo. No Brasil, há registros da touca a partir de 2013. Justamente por ser recente, a touca não assegura a preservação dos fios. 

Não é possível garantir que não haverá a queda dos cabelos, já que existem alguns fatores que podem interferir nos resultados, como o tipo de protocolo quimioterápico que será administrado e o cumprimento das recomendações durante o tratamento

"O tratamento é considerado eficaz quando os pacientes relatam uma diminuição de queda de cabelos a ponto de não precisarem utilizar perucas ou lenços, e o enfermeiro avalia, no término de tratamento, alopecia [doença que culmina na queda de cabelos e não tem relação com o câncer] até grau 1", detalha Aline. 

A enfermeira explica que a taxa de sucesso do tratamento costuma variar, mas pode chegar a 92% de preservação dos cabelos em alguns casos, de acordo com estudos clínicos. 

Casos famosos

Famosas como Simony, Ana Furtado e a jornalista Susana Naspolini fizeram ou fazem uso do acessório na tentativa de preservar os cabelos durante a quimioterapia. No caso da mulher de Boninho, que tratou um câncer em 2018, a apresentadora chegou a dizer que o acessório machucava o couro cabeludo. Aline explica que nem sempre é um tratamento dolorido. 

Os efeitos colaterais variam de acordo com as condições clínicas e sensibilidade do paciente, podendo incluir desconforto devido ao frio, dor de cabeça, tontura e náusea. De acordo com os sintomas apresentados e avaliação individual do paciente, a equipe médica poderá incluir ao tratamento medicações para reduzir a intolerância durante o uso da touca.

Ela também detalha que a touca é indicada principalmente para pacientes com tumores sólidos que estejam passando por quimioterapia. O procedimento, aliás, não é indicado para casos de pacientes com câncer hematológico, alergia ao frio, ablação da medula óssea pela própria quimio, doença hepática e renal grave, metástase no couro cabeludo ou radioterapia na região da cabeça.

Mas, diferentemente do que se acredita, o procedimento também pode ser realizado por homens, embora eles não costumem demonstrar tanto interesse quanto as mulheres. 

Gratuidade?

Embora as famosas façam uso do tratamento e a touca tenha ganhado maior visibilidade justamente por causa delas, a crioterapia capilar ainda não possui cobertura por planos de saúde e não está disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O custo costuma variar de acordo com fornecedores e unidades de saúde que disponibilizam o tratamento.

"Não existe um limite de sessões de quimioterapia em que se pode realizar o uso da touca. Em geral, a indicação é que o procedimento seja realizado em todas as sessões de quimioterapia com medicamentos que tenham como efeito colateral a queda dos cabelos, sendo avaliado o nível de resposta durante o tratamento", finaliza Aline. 

Casos 

Para além das famosas, também existem anônimas que fazem uso da touca. Uma delas é a educadora física e empresária Denia Salu, que luta contra um câncer de mama. 

Minhas expectativas eram pequenas, pois fui informada que a técnica [tem] dado certo para somente 20 a 30% da pessoas. Como o meu natural é ter pouco cabelo e ele ser muito fino, minha expectativa era pequena, mas a minha fé era grande. Só conheci a técnica pela enfermagem do hospital. Nunca tinha ouvido falar.

"De início tinha a ideia de fazer algumas seções e ir vendo o resultado para dar continuidade ou não. Existe um desconforto de usar a touca tão gelada por tantas horas, mas fui orientada por uma amiga que aquecer as extremidades seria de muita valia e é isto que faço", diz, confiante.

TUDO SOBRE

Saúde


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.