Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LIMITE DE IMAGEM

Famosos exageram nas plásticas e influenciam fãs: Transformação é saudável?

Reprodução/Instagram

Flavia Pavanelli de cabelo solto, liso, sem maquiagem; Jéssica Alves maquiada, cabelo preso e boca com botox

Flavia Pavanelli foi criticada por excesso de plásticas; Jéssica Alves passou por completa transformação

MARÍLIA BARBOSA

marilia@noticiasdatv.com

Publicado em 30/9/2020 - 6h55

Os famosos e influenciadores digitais que recorrem às intervenções estéticas exageradas influenciam negativamente seus seguidores. Isso porque, em alguns casos, eles se submetem às cirurgias plásticas para esconder descontentamentos com sua forma natural.

A atriz e influenciadora Flavia Pavanelli, por exemplo, foi duramente criticada nas redes sociais após aparecer sem maquiagem e mostrar como realmente ficou o seu rosto após diversos procedimentos.

Nos Stories, ela falava sobre o tratamento que tem feito contra espinhas e a retirada da micropigmentação da sobrancelha. Contudo, não foi só isso que chamou a atenção dos seguidores, que fizeram um antes e depois da famosa:

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Flavia Pavanelli antes e depois das intervenções estéticas no rosto

A psicóloga Fátima Marques, integrante do projeto A Chave da Questão, que oferece ajuda psicológica gratuita para pessoas durante a pandemia do coronavírus, acredita que as celebridades que vendem este tipo de comportamento fazem parte do reflexo de uma cultura de massa, que exige dos indivíduos uma sensação de pertencimento.

Isso acontece, por exemplo, quando uma famosa adota um novo corte de cabelo que vira mania entre os fãs. Ou então quando algum procedimento estético é aderido por uma parcela grande de pessoas expostas na mídia.

"A questão da ditadura da beleza remonta uma necessidade de pertencimento social. E eu faço uma relação à arte popular, que se prolifera de forma mastificada. Vejo inúmeros problemas quando o corpo se transforma em uma máquina de produzir likes --quando a gente modela, reforma o nosso próprio corpo como se não houvesse amanhã", explica em entrevista ao Notícias da TV.

A terapeuta afirma que a falta de identidade pode trazer danos graves para a saúde --não só a física, como a mental também. "Pode promover apatia, estados depressivos, podendo levar inclusive ao suicídio, neuroses, ataques de pânico, distúrbios alimentares, tensão muscular, insegurança, hipocondria, ansiedade... Tudo isso pode estar associado a um não reconhecimento do próprio corpo."

Roleta-russa

As mudanças estéticas em excesso voltaram à pauta recentemente, depois que o perfil no Instagram de MC Mirella, participante de A Fazenda 12, divulgou um sorteio para seus seguidores ganharem uma mudança no cabelo e cirurgias plásticas usando uma nova técnica chamada HD.

"Quer ganhar uma cirurgia lipo HD mais silicone e uma transformação capilar com tudo pago? Jogue para o universo que esse prêmio já é seu", dizia a propaganda, retirada do ar após uma enxurrada de críticas.

A cirurgiã plástica Ludmila Matos Ronchi conta que a novidade da técnica consiste em "aspirar a gordura localizada em algumas regiões pré-determinadas de uma forma mais marcada, visando realçar o contorno muscular do paciente, dar uma imagem de uma alta definição muscular."

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

MC Mirella promoveu sorteio de lipo e silicone no Instagram

Entretanto, o procedimento não pode ser feito assim, com base apenas em um sorteio. "Não são todos os pacientes que podem ser submetidos a uma lipo HD, pois diferentemente da lipoaspiração convencional, é retirada gordura com mais ênfase em algumas partes para realçar o contorno muscular desses pacientes", completa.

A médica, inclusive, reprova o método utilizado pela equipe de Mirella para anunciar o procedimento: "Uma publicação falando de um sorteio e estimulando as pessoas a fazerem esse procedimento tira toda a seriedade do nosso trabalho. Uma pessoa pode se sujeitar a esse tipo de intervenção sem saber os reais riscos desses procedimentos, que incluem hematoma, contratura capsular, infecção, perfuração de órgãos e outras complicações".

MC Mirella em ensaio sensual (Reprodução/Instagram)

Fátima aposta, inclusive, que se esconder atrás de tantas transformações aumenta o preconceito que as pessoas têm com a beleza natural.

"Quando nos transformamos naquele que idealizamos, admitimos junto a rejeição de quem somos. E inversamente à alegria da transformação, a gente vivencia a incerteza da anulação", reitera.

Ex-Ken Humano já fez 80 cirurgias

Em meio a tantos famosos que se submetem a procedimentos estéticos está Jéssica Alves. Chamada de ex-Ken Humano, a modelo já passou por 80 cirurgias e quase perdeu a função olfativa de tanto que diminuiu o nariz.

Quem a acompanha nas redes sociais sabe o quanto ela se transformou nos últimos anos. Porém, os fãs também sabem o quanto ela se sente feliz com as mudanças.

Ex-Ken Humano, a modelo Jéssica Alves já passou por 80 cirurgias (Reprodução/Instagram)

Para a psicóloga, Jéssica pode estar desenvolvendo algum distúrbio relacionado ao prazer. "É o poder da mudança, da transformação, da identidade. Uma pessoa faz essa série de mudanças porque está insatisfeita. Pode ser o contrário, ela pode estar com sentimento de prazer associado ao sentimento que o controle pleno pode oferecer."

Para o doutor Juliano Ferreira, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os princípios básicos de um profissional que cuida do corpo nunca devem ser baseados primeiramente na estética.

"Existe uma regra: em primeiro lugar devemos preservar a vida, depois a função e por último a beleza. Não vale tudo para ser feliz se isso tiver uma chance maior de causar danos ao paciente", encerrou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.