Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FASE ORAL

É normal adulto chupar dedo como Tiago Abravanel faz no BBB 22?

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Tiago Abravanel chupa dedo olhando para baixo no quarto Lollipop

Tiago Abravanel chupa dedo no quarto Lollipop do BBB 22: hábito do participante é normal?

LUIZA LEÃO

luiza@noticiasdatv.com

Publicado em 26/2/2022 - 6h35

Tiago Abravanel mostrou um comportamento no BBB 22 que é bem incomum nos adultos: chupar dedo. A prática é vista em crianças, principalmente nas menores, que se alimentam pelo seio da mãe e sentem todos os prazeres pela boca. Após a infância, no entanto, o hábito passa a ser considerado prejudicial e até mesmo raro. 

"Muito difícil a gente ver um adulto que chupe dedo. Mas acho que isso tem a ver com o hábito, uma mania que ficou desde a infância e por algum motivo permite um relaxamento, a diminuição de ansiedade e um conforto. Se isso não incomoda na vida adulta da pessoa, tudo bem. O mais comum é que algumas se sintam incomodadas com isso", analisa o psiquiatra Jairo Bouer.

Além do julgamento social, um dos problemas em chupar dedo está relacionado à saúde bucal e à higiene. É que a prática pode comprometer a estrutura dos dentes tanto na infância quanto na fase adulta. Mas por que tanta criança chupa dedo?

"Imagens intrauterinas já mostram as criancinhas colocando o dedo na boca. O dedo, de uma forma semelhante à chupeta, provoca um certo conforto, um certo relaxamento, uma certa sensação de bem-estar na criança. A gente não pode esquecer que as crianças têm uma das primeiras fases de desenvolvimento oral. É essa sensação de relaxamento e prazer pela boca", explica.

"Pela boca que ela recebe alimento do seio da mãe e que provoca nela uma sensação de bem estar, de conforto, de proteção, então, essa primeira fase é a que a gente descreve ali nas crianças pequenas, depois há uma progressão de fases. Algumas crianças seguem chupando dedo. Vira uma espécie de um hábito, de uma mania. Então, quando elas vão dormir, para relaxar e diminuir a ansiedade, muitas vezes chupam dedo", acrescenta o médico.

Apesar de ser incapaz de analisar com profundidade o participante Tiago Abravanel, Jairo Bouer aposta que algum gatilho emocional pode ter sido ativado no ator para que ele esteja chupando dedo. "Provavelmente saudade", aposta o especialista.


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#68 - Os maiores inimigos do BBB22" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.