Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OUTRA PESSOA

Dá para mudar de personalidade após amnésia, como a Camila de Haja Coração?

Reprodução/TV Globo

Agatha Moreira caracterizada com Camila antes e depois do acidente que a fez perder a memória

Agatha Moreira na pele da Camila malvada (à esquerda) e do bem na novela Haja Coração

MARÍLIA BARBOSA

marilia@noticiasdatv.com

Publicado em 1/11/2020 - 7h05

Quem acompanha a trama de Camila (Agatha Moreira) na reprise de Haja Coração, novela das sete da Globo, deve ter estranhado que, além de perder a memória após um acidente de carro, a personagem passou por uma mudança de personalidade. Antes malvada, a fotógrafa virou boazinha e não se lembra de nada do passado. Mas será que realmente é possível se transformar assim após um trauma?

A psicóloga Talitha Nobre explica que é verdadeira a analogia que o autor do folhetim, Daniel Ortiz, fez entre ficção e realidade. "O lóbulo central é responsável por armazenar os nossos comportamentos, a nossa rotina. Uma vez que esse lóbulo foi atingido, é possível que o sujeito perca a memória e passe a adquirir novos comportamentos. Isso dá uma sensação de que o sujeito mudou de personalidade", analisa em entrevista ao Notícias da TV.

A profissional acredita que a transformação da prima de Fedora (Tatá Werneck) serviu como uma segunda chance para ela se redimir das maldades que cometia anteriormente. "O sujeito perde esse histórico e começa a se construir novamente."

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Camila (Agatha Moreira) descobre que perdeu a memória 

Talitha destaca que a vítima de um acidente pode ter amnésia psicológica. "A perda de memória pode acontecer pelo trauma psicológico também. Neste caso, o sujeito acaba esquecendo algumas lembranças, perdendo a capacidade de armazenar essas lembranças ou realmente esquecendo algum período da vida", conta.

Após se dar conta de que teve uma vida completamente diferente da que faz sentido para ela atualmente, a filha de Agilson (Marcelo Médici) e Lucrécia (Claudia Jimenez) resolve pedir ajuda a Giovanni (Jayme Matarazzo) para começar uma nova história. A trama leva o público a entender que a mudança da jovem é para sempre. O que também pode acontecer na vida real.

"Quando há algum comprometimento do tecido cerebral, o sujeito não recupera a memória. Então, apesar de ser muito relativo e depender de cada caso, existe a possibilidade de ela nunca restabelecer essa memória, e a sua condição ser permanente", completa.

Qual é o tratamento?

A amnésia, de qualquer tipo, não pode ser tratada apenas com medicação. Pelo contrário, o tratamento ideal para este tipo de diagnóstico é o exercício do cérebro.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Giovanni ajuda Camila a viver com nova personalidade 

A psicóloga explica que a melhor forma de lidar com a situação é o paciente tentar recordar as memórias. Caso isso não seja possível, a maneira de seguir com a vida pós-trauma é recebendo a ajuda de profissionais capazes de orientá-lo.

"O acompanhamento psicológico é muito importante. Existe terapia ocupacional que trabalha especificamente com hábitos cotidianos, com jogos, com o intuito de trabalhar a memória e buscar essa reabilitação cognitiva", pontua.

"Eu acho importante também estimular outros tipos de memória, outras potencialidades que o paciente tem, o que foi preservado dessa cognição, para que ele consiga ter alguma qualidade de vida", finaliza.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.