Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PSIQUIATRA EXPLICA

BBB 22: Por que os rejeitados pela casa viram favoritos para o público?

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Natália Deodato deitada sobre almofadas com estampas azuis no quarto grunge do BBB 22

Natália Deodato deitada no quarto grunge do BBB 22: Participante foi acolhida pelo público

LUIZA LEÃO

luiza@noticiasdatv.com

Publicado em 19/2/2022 - 6h15

Natália Deodato foi acolhida pelo Brasil após ser excluída, humilhada e até agredida dentro do BBB 22. Ainda que os participantes queiram eliminar quem eles não gostam, o telespectador quase sempre protege os rejeitados. Ocorreu no BBB 20, com Felipe Prior e Babu Santana, quando a dupla foi perseguida pelo grupo das "fadas sensatas", e com Juliette Freire na edição passada. Mas por que esse favoritismo pelos esnobados?

"No caso da Natália, eu acho que incomodou vê-la humilhada em uma situação pública, o que gera uma identificação com a gente. Ninguém quer ser humilhado. Quando a gente se coloca um pouco no lugar dela e entende seu sofrimento, eventuais discórdias ficam em uma situação secundária e cria-se quase que uma rede de proteção. Essa história, contudo, não é nova. Se repetiu em outras edições", defende o psiquiatra Jairo Bouer.

A rejeição e críticas constantes à designer de unhas se dão desde o começo do programa deste ano. Mas as picuinhas de convivência se tornaram maiores no Jogo da Discórdia do último dia 14. Na dinâmica, os participantes submetiam um colega a um julgamento, e quem perdesse diante da avaliação dos demais era "premiado" com um balde de água suja na cabeça.

Natália não apenas levou quatro banhos, como uma pancada do balde de Maria em sua cabeça. A situação não foi acidental, e a atriz da Globo foi desclassificada do reality na manhã seguinte.

O psiquiatra afirma que a rejeição quase que em praça pública sensibiliza o público, que refaz sua interpretação sobre a vítima. 

"Natália estava longe de ser unanimidade, principalmente nas primeiras semanas do programa. Depois, a gente vinha percebendo uma certa rejeição a ela. É uma coisa que já vinha acontecendo, e esse Jogo da Discórdia foi a gota d'água. Teve muita gente que ficou constrangida de ver o que aconteceu. A situação de despejar um balde de água suja na cabeça de alguém é uma coisa que incomoda qualquer um", observa o especialista em comportamento.

A humilhação combinada com uma certa agressão da Maria em relação à Natália fez com que a gente percebesse o quanto isso pode fazer mal para a pessoa. O quanto a Natália está vulnerável em um jogo que às vezes fica pesado. Não é um jogo só de simpatias.

Juliette 2?

A trajetória de Natália Deodato se esbarra na da campeã da edição passada. Mesmo que cada uma tenha a sua própria história e personalidade, ambas sofreram um processo de rejeição, boicote e humilhação dentro do programa.

"Isso fez com que o público aumentasse a popularidade e o apoio a Juliette. E ela também passou por um processo muito interessante, que eu arrisco dizer que a gente pode ver novamente. Ela foi se empoderando, sabendo o que dizer, ficando mais confiante... Acho que até as idas e voltas do paredão fizeram com que ela ganhasse uma confiança maior nela mesma. Essa questão toda pode também causar empoderamento na Natália", estima Bouer.


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#66 - Quem tem medo de jogar no BBB 22?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.