Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MABEL CALZOLARI

Atriz sofre com doença rara após parto do filho; saiba o que é a aracnoidite torácica

Reprodução/Instagram

Mabel Calzolari com sorriso contido, deitada na cama de hospital, com o cabelo solto e repartido ao meio

Mabel Calzolari em foto publicada no Instagram; atriz descobriu doença após parto do filho

MARÍLIA BARBOSA

marilia@noticiasdatv.com

Publicado em 9/3/2021 - 6h50

Mabel Calzolari está internada desde o início de fevereiro no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, para mais uma fase do tratamento contra a aracnoidite torácica. A atriz de 20 anos foi diagnosticada com a doença rara após ser submetida a uma punção na coluna espinhal chamada raquianestesia durante o parto do filho, Nicolas, de um ano e seis meses.

A enfermidade trata-se de uma inflamação da aracnóide (uma das membranas que circundam o cérebro e a medula espinhal) causada por infecção, lesão traumática ou compressão de hérnia de disco vertebral. O quadro gerou cistos no local --o que pode levar a pessoa à paraplegia ou tetraplegia.

Diferentemente do caso de Mabel, que sofreu uma lesão, a doença também é causada sem motivo aparente. Apesar das variantes no diagnóstico, a aracnoidite não tem cura em nenhuma delas, e as chances de tratamento são pequenas.

"O tratamento não é simples e costuma ser pessimista. Desde medicações para dor até tratamento cirúrgico para descomprimir a aracnóide inflamada já foram tentados", explica o ginecologista e obstetra Fernando Boldrin ao Notícias da TV.

"[O paciente] pode ter dor de leve à intensa e perda dos movimentos daquele segmento para baixo, incluindo incontinência fecal e urinária até completa paralisação da bexiga", completa o médico.

A atriz, que fez parte do elenco da novela Orgulho e Paixão (2018), já passou por sete cirurgias e agora está lutando para um prognóstico mais otimista.

"Foram longos meses de reabilitação. Fiz fisioterapia, consegui recuperar os movimentos, porém, no final do ano agora [2020], tive que fazer uma reabordagem, passei por duas cirurgias na mesma semana, e agora estou novamente internada para tentar solucionar esse problema que, infelizmente, não tem cura, mas a gente torce para um prognóstico reversível", disse a jovem em vídeo publicado no YouTube.

Boldrin acredita que Mabel está no caminho certo do tratamento. "A aracnoidite pós-raqui é extremamente rara. A reabilitação e a fisioterapia são importantíssimas [neste caso]", diz ele.

Na última quinta (4), a atriz passou pela sua sétima cirurgia e usou a ferramenta Stories do Instagram para dar detalhes aos seguidores. "Fiz outra cirurgia na quinta-feira para repor a válvula. Vim para o hospital porque a princípio estava com uma meningite. Mas não era, era problema na válvula, ela infeccionou, eu sofri muito. Tive muita dor de cabeça, estava passando muito mal. Tentaram o antibiótico por duas semanas mas não resolveu e tiver que tirar a válvula", contou.

Os relatos sobre o tratamento comoveram artistas como Tatá Werneck, que usou sua rede social para pedir apoio e acolhimento a Mabel. Foi criada ainda uma vaquinha online para lhe ajudar financeiramente.

"Eu estou super dependente, acamada, minhas pernas não funcionam. Minha mãe é cabeleireira e parou de trabalhar para cuidar de mim. Durante essas duas cirurgias que eu fiz no fim do ano passado, eu fui roubada dentro do hospital. Meu celular era a minha ferramenta de trabalho", disse a garota em um de seus desabafos.

Nicolas é filho de Mabel com o também ator João Fernandes. Os dois se separaram após o nascimento do bebê e dividem a responsabilidade com o menino.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e confira o nosso boletim diário com os principais destaques do dia


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.