Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTENDA OS ALERTAS

Anitta com endometriose: O que é, sintomas, dor e como funciona cirurgia

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Anitta em ensaio fotográfico no Instagram

Anitta: cantora revelou diagnóstico de endometriose após dez anos sofrendo com dores no corpo

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 8/7/2022 - 16h51

Diagnosticada com endometriose, Anitta passará por uma cirurgia para cessar as dores em seu corpo. A doença não chega a ser um câncer, mas pode acometer bastante a qualidade de vida da mulher. A endometriose é a principal causadora de dor pélvica e, embora não anule a possibilidade de engravidar, também pode causar infertilidade.

Casos cirúrgicos como o da cantora acontecem em situações muito mais difíceis de se tratar apenas com remédios e mudança de hábitos. No estágio mais avançado da doença, pacientes passam a sofrer com dores pelo corpo em diversas situações do dia a dia.

O ginecologista Patrick Bellelis explica ao Notícias da TV que a endometriose tem seis sintomas característicos, chamados também de "seis Ds", em referência aos seis tipos de dores: dismenorreia (cólica menstrual), dor pélvica crônica, dor no ato sexual (dispareunia), dor para evacuar ou urinar, e a dificuldade para engravidar.

A ideia do tratamento para a endometriose é de melhorar a qualidade de vida daquela mulher. Os médicos podem utilizar analgésicos, anti-inflamatórios, mudanças do estilo de vida, fisioterapia, dieta específica e até manejo do sono e do estresse. Em alguns casos, isso não é suficiente, e as lesões podem estar em locais que comprometem a função de algum órgão.

"Nesses casos a gente indica o tratamento cirúrgico, que tem por objetivo a retirada de todos os focos da endometriose. Isso não significa retirar órgãos. Então retirar o útero não é tratamento de endometriose, justamente porque a endometriose está fora do útero", ressalta o ginecologista.

Como descobrir se tenho endometriose?

O diagnóstico da endometriose só é feito com acompanhamento médico, mas Bellelis conta que já existe um aplicativo para celular, chamado Endolife, que ajuda no autodiagnóstico. Por meio de algumas perguntas mais específicas sobre as dores, a paciente poderá tirar dúvidas e buscar ajuda.

"Falam numa média de sete a dez anos para termos o diagnóstico. A gente está vendo a Anitta, que tem acesso a diversos médicos, e ela mesmo contou que passou por diversos médicos e demorou nove anos para fazer esse diagnóstico. Isso não é normal, não pode ser considerado normal", alerta ele.

Como funciona a cirurgia?

A cirurgia para a endometriose é minimamente invasiva, ou seja, por laparoscopia ou laparoscopia robótica. É uma cirurgia que é feita com aqueles pequenos furinhos na barriga. Em seguida, é colocada uma câmera para retirar todas as lesões da endometriose.

TUDO SOBRE

Anitta


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.