Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

RECISMO É CRIME

A Fazenda: Cariúcha prejudica causa racial ao fazer acusações sem provas

REPRODUÇÃO/PLAYPLUS

Cariúcha está com um sorriso irônico, em A Fazenda 15

Cariúcha: participante de A Fazenda 15 tentou expôr crime de Rachel Sheherazade na Record

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 7/10/2023 - 21h00

Cariúcha fez acusações graves contra Rachel Sheherazade em A Fazenda 15. Influenciada por Kamila Simioni, a cantora afirmou que a jornalista havia sido preconceituosa ao dizer que ela passaria doenças através de sua saliva por ser negra --o que foi desmentido pela Record com vídeos do momento da discussão delas. Ao levantar um assunto urgente em rede nacional, mas abordá-lo de maneira rasa, a funkeira prejudica a luta contra o preconceito racial.

Sociólogo e professor de comunicação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Gabriel Rossi explica que é preciso um cuidado dobrado dos participantes do reality show ao fazerem acusações tão graves. Com exposição em rede nacional, Cariúcha cometeu um erro que poderá se refletir nos milhares de telespectadores que consomem o programa.

"Ela acaba vulgarizando e distorcendo uma causa que é muito séria e urgente no Brasil. Em vez de construir caminhos para o ensinamento e para o debate saudável, Cariúcha leva o tema para um tom infantilizado e superficial, prestando um desserviço", afirma o especialista ao Notícias da TV.

"O racismo é uma vergonha presente na sociedade brasileira e se encontra no cotidiano e nas relações. Ele deve, sim, ser abordado em programas de grande amplitude midiática para que uma considerável fatia da sociedade reflita sobre ele. Todavia, o assunto deve ser abordado com profundidade e maturidade para que contribua com os importantes avanços que o movimento negro conquistou e, com certeza, conquistará", pontua ele.

Em uma dinâmica de A Fazenda, Cariúcha e Rachel brigaram. A cantora avançou para cima da jornalista, que disse: 'Não cospe em mim, você pode ser expulsa'. A eterna garota da laje interpretou a fala da ex-funcionária do SBT como racismo. "É porque eu sou preta, as pessoas têm preconceito porque é preta, porque é gay. Mas eu vou falar isso ao vivo, quando eu sentar no banquinho da roça", ameaçou Cariúcha.

A funkeira tomou a decisão após Kamila Simioni dizer que escutou outra coisa de Rachel. "Ela falou com essas palavras: 'Fala sem cuspir porque eu posso pegar alguma coisa'. Aí você fala: 'Por que ela falou isso? Eu tenho alguma doença? Só porque eu sou preta?'", incentivou Simioni.

Cariúcha perdeu a razão?

O sociólogo aponta que Cariúcha não poderia ter acusado Rachel de racismo sem antes ter certeza do que foi dito: "Não dá para dizer isso simplesmente pelas imagens apresentadas. Claro que há preconceitos históricos na sociedade brasileira em relação ao perfil de raça, classe e muitas outras coisas, mas parece prematuro imputar isso ao comportamento de Rachel".

É complicado julgar e ofender alguém, simplesmente por um ou outro marcador da diferença. As pessoas têm camadas, ou seja, subjetividades, experienciais de vida, suas próprias histórias. É temeroso acusar o outro sem conhecer essas nuances.

Adriane Galisteu chegou a intervir em A Fazenda para constatar que Rachel não havia cometido racismo contra Cariúcha. A apresentadora ainda chamou a atenção, indiretamente, de Yuri Meirelles, Tonzão Chagas, Kamila Simioni e Cariúcha por terem usado termos homofóbicos para ofender Lucas Souza.

"Em situação nenhuma xingamentos sobre a sexualidade do outro devem ser desferidos. Isso acaba sendo contraproducente para as lutas das minorias no país, além de colocar a própria Cariúcha em uma situação constrangedora e contraditória", conclui o sociólogo Gabriel Rossi.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.