Carregando...

RELANÇOU LIVRO

Repórter icônico, José Hamilton Ribeiro volta ao Globo Rural após aposentadoria

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José Hamilton Ribeiro no Globo Rural deste domingo (14); ele relançou O Gosto da Guerra

Compartilhe
  │ 

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 14/7/2024 - 10h31

Principal nome do Globo Rural, José Hamilton Ribeiro voltou a aparecer na atração três anos após sua aposentadoria. O jornalista havia deixado a Globo em novembro de 2021, quando já ocupava o cargo de editor --ele começou na atração como repórter em 1982.

Hamilton Ribeiro, no entanto, não desempenhou função alguma neste domingo (14): ele apareceu apenas como um entrevistado, relançando um livro que narra sua experiência jornalística na cobertura da Guerra do Vietnã (1955-1975) pela extinta revista Realidade (1966-1976).

O Gosto da Guerra foi publicado originalmente em 1969, mas ganhou uma nova edição neste ano. No livro, ele descreve um dos episódios mais marcantes de sua vida: a perda de parte da sua perna esquerda depois de pisar numa mina terrestre.

No X, a presença e a voz marcante do ex-repórter suscitaram a nostalgia dos internautas. "Acordar, ligar a TV e ver o José Hamilton Ribeiro é sinal de um bom domingo", declarou Oroní Pacheco. "O José Hamilton Ribeiro no Globo Rural é pura nostalgia. O bichinho superlúcido, saudável e sorridente. Coisa boa de ver", afirmou Julha.

"Fiquei muito feliz e emocionado quando revi o jornalista Zé Hamilton. Há tempo não o via. Lembro dele no começo deste grande programa semanal. Sou seu fã de longa data. Vida longa", afirmou Arimatéia Macêdo.

Ribeiro começou a carreira na mídia impressa, com passagens por O Tempo e Folha de S.Paulo, além das revistas Quatro Rodas, Veja e Realidade --nesta última, ganhou três prêmios Esso, um dos principais do Jornalismo.

Ele entrou na Globo em 1981, como freelancer. Em 1982, foi contratado pelo Globo Rural, onde fez reportagens icônicas. Dentre eles: A Trilha da Onça, que mostrou uma caça real pelo animal; uma série de 12 reportagens sobre o ciclo do tropeirismo; uma outra série sobre musica caipiras; e uma longa matéria mostrando o trabalho dos indígenas bakairas.

Em 2006, recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, um dos mais importantes prêmios do jornalismo nos Estados Unidos. Ele foi um dos vencedores na categoria Outstanding on Latin America, que homenageia profissionais que demonstraram comprometimento com a liberdade de imprensa e a compreensão das relações interamericanas.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Globo

Globo Rural

Jornalismo

Twitter

X

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também