Televisão

EM ALTA

Fenômeno, Copa do Mundo Feminina bate recordes de audiência pelo planeta

DIVULGAÇÃO/CBF

Lideradas por Marta (camisa 10), a Seleção Brasileira de futebol feminino bateu recordes na televisão - DIVULGAÇÃO/CBF

Lideradas por Marta (camisa 10), a Seleção Brasileira de futebol feminino bateu recordes na televisão

VINÍCIUS ANDRADE - Publicado em 02/07/2019, às 05h21

A Copa do Mundo Feminina 2019 entra na semana final como o torneio de futebol de mulheres mais assistido da história. A competição vem batendo recordes de audiência em países como Estados Unidos, onde é transmitida pelo Fox Sports, Itália, Holanda, Argentina e Espanha. No Brasil, a eliminação da seleção contra a França foi vista por mais de 35 milhões de telespectadores, divididos entre Globo, Band e SporTV. É mais do que a grande maioria dos jogos masculinos.

O número representa um recorde histórico para o futebol feminino no mundo. Até então, o jogo entre mulheres mais visto era Estados Unidos x Japão --a final da Copa do Mundo de 2015 foi assistida por 25 milhões de pessoas no país norte-americano.

A competição acontece desde 1991. A atual edição foi a primeira que a Globo transmitiu. A emissora líder de audiência no país divide os direitos de exibição com a Band na TV aberta. O único canal pago que mostra as partidas da Copa do Mundo Feminina é o SporTV.

A Globo mostrou os quatro jogos da Seleção Brasileira ao vivo. Na estreia, contra a Jamaica, a emissora escalou o seu principal narrador, Galvão Bueno, para comandar a transmissão. Exibido em um domingo de manhã, o jogo fez a emissora dobrar a sua audiência no Rio de Janeiro e crescer 90% em São Paulo.

O recorde, no entanto, veio com Brasil x França nas oitavas de final. Em 23 de junho, no horário tradicional do futebol, a transmissão da partida com direito à prorrogação marcou 30,4 pontos na Grande São Paulo. O ibope é digno de novela das nove. No país inteiro, a Globo alcançou 30 milhões de telespectadores.

Na última edição da Copa do Mundo Feminina, em 2015, o interesse do brasileiro pela competição era muito menor. De acordo com o blog Dibradoras, do UOL, o jogo entre Brasil x Austrália nas oitavas de final da Copa daquele ano teve apenas 0,82 ponto de audiência no SporTV. Neste ano, a partida da mesma fase e no mesmo canal marcou 3,26 pontos de média: 300% a mais.

A Band também se deu bem. Além de transmitir as partidas da Seleção Brasileira, a emissora tem exibido confrontos de outras seleções. A maior audiência até agora foi no jogo Suécia x Estados Unidos, em 20 de junho. Marcou 6 pontos de média, com picos de 8. No horário de exibição, das 16h às 17h57, a Band superou o SBT e ficou na terceira colocação do Ibope na Grande São Paulo.

No entanto, apesar do sucesso, a emissora optou por não mostrar nenhum dos jogos das semifinais ao vivo. Inglaterra x EUA e Holanda x Suécia, que acontecem às 16h desta terça (2) e de quarta (3), respectivamente, ganharão apenas VTs na madrugada. A Band exibirá apenas a final, no domingo (7) ao meio-dia, ao vivo.

Recordes em TVs do mundo todo

Antes de a Copa do Mundo Feminina começar, em 7 de junho, a Fifa tinha projetado atingir 1 bilhão de pessoas em 135 países. Mas, pelo que foi divulgado até as fases de quartas de final, esse número deve ser superado. 

Na Fox Sports americana, a classificação dos EUA contra a França na última sexta (28) registrou um pico de 8,24 milhões de telespectadores. Foi a partida de futebol mais assistida na TV norte-americana desde a final masculina da Copa do Mundo, em 2018. O público ainda cresceu 7% em relação às quartas de final de 2015.

Na Itália, o confronto da equipe feminina contra o Brasil alcançou 7,3 milhões de telespectadores. Dez dias antes, a seleção masculina do país jogou contra a Grécia  pelas Eliminatórias da Eurocopa com audiência de 5,3 milhões de pessoas.

A vitória da Holanda contra o Japão foi vista por 3,5 milhões de pessoas no país europeu --o que representa mais de 20% da população de 17 milhões de habitantes. Segundo dados do jornal El País, 1,3 milhão de telespectadores na Espanha viu a derrota da Fúria para as norte-americanas nas oitavas de final. O confronto foi o mais assistido de futebol feminino até hoje no país.

Na Copa 2019, com o jogo Argentina x Escócia, pela primeira vez uma TV argentina alcançou mais de 1 milhão de telespectadores com uma partida entre mulheres. Na França, metade de todos os telespectadores com TVs ligadas no país assistiu à derrota do país-sede do Mundial para os Estados Unidos nas quartas de final. Exibida na TV aberta TF1, a partida foi vista por 10,71 milhões de pessoas.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Agatha Moreira (Josiane) contracena com Juliana Paes (Maria da Paz) na novela das nove da Globo - Fotos: Reprodução/TV Globo

FILHA DO MAL

Antes de morrer, inimiga de Maria da Paz desvenda segredo de Josiane

Dalila (Alice Wegmann) em cena da novela das seis; libanesa não terá dó da avó e a deixará sem casa - Reprodução/TV Globo

FAMÍLIA SEM CASA

Órfãos da Terra: Dalila descobre que é neta de Rania e manda despejá-la

Jogadoras da seleção dos Estados Unidos comemoram gol na Copa do Mundo de Futebol Feminino - DIVULGAÇÃO/U.S.SOCCER

COPA DO MUNDO FEMININA

Sem Band: Como assistir Inglaterra x Estados Unidos ao vivo na TV e online

Jogadores do Brasil comemoram classificação para as semifinais da Copa América: rival é a Argentina - LUCAS FIGUEIREDO/CBF

GLOBO E SPORTV

Copa América: Saiba como assistir Brasil x Argentina ao vivo na TV e online

+ Lidas

1

Josiane perde fortuna e pede esmola para não passar fome

2

Globo dispensa Bianca Bin após atriz recusar papel em A Dona do Pedaço

3

Filha 'trocada' de Maria entra em A Dona do Pedaço para fisgar Rock

4

Após processar Globo, Carolina Ferraz desiste de novelas: 'Não me chamam mais'

5

Em A Dona do Pedaço, Maria da Paz surta com revelação e agride Rock

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Você gostou da escolha de Maju Coutinho para o Jornal Hoje?

Últimas notícias

Feitosa (Jonas Bloch) vai escancarar seu plano para acabar com o ex-amigo em Bom Sucesso - Reprodução/TV Globo
Cássia (Mel Maia) vai pressionar o pai a arrumar namorada de fachada em A Dona do Pedaço - Reprodução/TV Globo
A cantora Anitta no programa Anitta Entrou no Grupo, que estreia nova temporada na terça (20) - Reprodução/Multishow
Josiane (Agatha Moreira) apanha de Maria da Paz (Juliana Paes) em barraco de A Dona do Pedaço - Reprodução/TV Globo