Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERDA DIFÍCIL

Campeã do BBB20, Thelma Assis revela drama sobre doença do pai: 'Altos e baixos'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A campeã do BBB20 e funcionária da Globo Thelma Assis no É de Casa deste sábado (11)

Thelma Assis no É de Casa deste sábado (11); campeã do BBB20 relembrou câncer do pai, morto em agosto

REDAÇÃO

Publicado em 11/7/2020 - 9h28

Campeã do BBB20, Thelma Assis revelou o drama que viveu com a doença do pai, que morreu após lutar contra um câncer durante nove anos. "O meu pai passou por quimioterapia. Foram momentos de altos e baixos. Eu perdi a conta de quantas vezes eu estive em hospital, de quantas noites eu passei em pronto-socorro, internações", desabafou ela durante seu quadro sobre saúde no É de Casa, da Globo, neste sábado (11).

O assunto abordado pela médica nesta edição do programa foi a diminuição do número de diagnósticos de câncer durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), já que as pessoas têm evitado fazer exames de rotina. Thelma então falou sobre o caso de seu pai, Carlos, que teve linfoma. 

"Quando ele foi diagnosticado, eu estava no quinto ano de faculdade. Só que, no caso do meu pai, foi um diagnóstico que se confundiu com outras doenças, então levou um ano para chegar no câncer. Os outros sintomas mascararam o que ele realmente tinha. A gente chama de sintomas inespecíficos", relatou.  

"O fato de eu ser médica com meu pai doente mexeu com várias coisas, óbvio, né? Quando eu tomei consciência da doença, eu fui estudar, descobri o que era prognóstico, que é a expectativa de vida sobre aquela doença. É um dado estatístico que não vale 100%, cada paciente reage de um jeito", explicou a anestesiologista. 

"Com meu pai não foi diferente. Eu tinha esse número de dez anos na minha cabeça, mas meu pai oscilou muito durante o tratamento. Então, teve momentos de muita melhora, em que ele resgatou qualidade de vida, e teve momentos de piora. A gente não pode ficar presa a isso de 'ele vai viver tantos anos', eu sempre tive meu lado de esperança", completou. 

Em seguida, Thelma relembrou o drama intenso da família. "Meu pai passou por quase dez cirurgias durante esses nove anos. Eu estive com ele o tempo inteiro, né? Eu sou filha única", contou. 

Thelma Assis com os pais, seu Carlos e dona Yara (Reprodução/TV Globo)

"Nós vivemos várias situações como se fossem as últimas. As mais diversas. Desde o momento 'meu prato favorito', até o 'estou a fim de comer um churrasco'. Então, tá. Vamos fazer um churrasco porque a gente não sabe se daqui a um mês a gente vai ter a oportunidade de fazer um churrasco", disse. 

"Nos últimos anos foram assim. Eu sempre tentei estar bem próxima e presente, porque a gente vivia um dia de cada vez", completou.

Adotada por dona Yara quando tinha apenas três dias de vida, a vencedora do reality da Globo não pôde ter o pai em seu casamento com Denis Santos

"No dia do meu casamento ele estava internado. Ele tinha muitas dores, aí precisava internar periodicamente para controlar essas dores. Tinha dor crônica, como a gente chamava", lamentou.

"Apesar de ser ruim, já tinha entrado na nossa rotina, entendeu? Não era uma coisa 'ah, que tristeza, ele está internado', porque o hospital em que ele se tratou era tão bom que passava muita confiança para nós também. A gente sabia que era o melhor lugar para ele estar naquele momento", finalizou a funcionária da Globo. 

O pai de Thelma Assis morreu em agosto de 2019, durante o processo da médica para entrar no Big Brother Brasil. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.