Carregando...

GRITO DA VITÓRIA

Brasil-Sil-Sil: Como e quando surgiu a vinheta da torcida brasileira na Globo?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rebeca Andrade no momento em que subiu ao pódio para receber medalha de ouro, na segunda (5)

Compartilhe
  │ 

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 8/8/2024 - 14h00

Sempre que atletas brasileiros conseguem bons resultados em torneios esportivos de grandes dimensões, como a Olimpíada ou a Copa do Mundo, uma vinheta vai ao ar para contagiar os telespectadores: "Brasil-Sil-Sil". A frase foi criada e gravada em 1968, na Rádio Globo, e permanece até hoje como um símbolo da torcida brasileira.

Quem inventou e deu voz a esta vinheta foi o locutor Edmo Zarife (1940-1999). Em 1968, a Rádio Globo pediu que ele criasse uma vinheta para ser veiculada nas transmissões de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970.

Zarife e o sonoplasta José Cláudio Barbedo, o Formiga, se trancaram num estúdio e passaram duas horas lá, gravando várias opções. O sonoplasta acrescentou o efeito (algo semelhante a um eco) na pronúncia de Brasil, e acreditou que esta seria uma forte candidata a se tornar a vinheta escolhida.

Em entrevista à TV Globo, Zarife contou como foi a primeira vez em que "Brasil-Sil-Sil" foi ao ar: "Foi numa transmissão do nosso querido e saudoso [locutor e jornalista] Waldir Amaral [1926-1997]. Nós soltamos a vinheta, e ele levou um susto. Eu só lembro que ele falou assim: 'Parabéns, Zarife, é essa aí! Vai ficar pra sempre!'".

A vinheta embalou o tricampeonato da seleção em 1970 e segue sendo utilizada em transmissões de vitórias do Brasil em eventos esportivos até hoje.

Segundo o UOL, não se sabe qual foi a primeira vez em que "Brasil-Sil-Sil" foi usado na televisão. O registro mais antigo da vinheta na TV Globo é da Copa do Mundo de 1978.

Zarife morreu em 1999, aos 59 anos, vítima de problemas cardíacos. Um ano antes, a Globo tinha pago uma quantia pelo uso da voz dele na vinheta. O locutor nunca pediu dinheiro à emissora pelo trabalho, mas aceitou o "agrado".

Na atual Olimpíada de Paris, a vinheta já foi usada por diversas vezes, em todas as conquistas de medalhas --seja de ouro, prata ou bronze-- dos atletas brasileiros. Até a publicação deste texto, o Brasil soma 14 pódios.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Copa do Mundo

Globo

Olimpíada

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também