GRITO DA VITÓRIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Rebeca Andrade no momento em que subiu ao pódio para receber medalha de ouro, na segunda (5)
Sempre que atletas brasileiros conseguem bons resultados em torneios esportivos de grandes dimensões, como a Olimpíada ou a Copa do Mundo, uma vinheta vai ao ar para contagiar os telespectadores: "Brasil-Sil-Sil". A frase foi criada e gravada em 1968, na Rádio Globo, e permanece até hoje como um símbolo da torcida brasileira.
Quem inventou e deu voz a esta vinheta foi o locutor Edmo Zarife (1940-1999). Em 1968, a Rádio Globo pediu que ele criasse uma vinheta para ser veiculada nas transmissões de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970.
Zarife e o sonoplasta José Cláudio Barbedo, o Formiga, se trancaram num estúdio e passaram duas horas lá, gravando várias opções. O sonoplasta acrescentou o efeito (algo semelhante a um eco) na pronúncia de Brasil, e acreditou que esta seria uma forte candidata a se tornar a vinheta escolhida.
Em entrevista à TV Globo, Zarife contou como foi a primeira vez em que "Brasil-Sil-Sil" foi ao ar: "Foi numa transmissão do nosso querido e saudoso [locutor e jornalista] Waldir Amaral [1926-1997]. Nós soltamos a vinheta, e ele levou um susto. Eu só lembro que ele falou assim: 'Parabéns, Zarife, é essa aí! Vai ficar pra sempre!'".
A vinheta embalou o tricampeonato da seleção em 1970 e segue sendo utilizada em transmissões de vitórias do Brasil em eventos esportivos até hoje.
Segundo o UOL, não se sabe qual foi a primeira vez em que "Brasil-Sil-Sil" foi usado na televisão. O registro mais antigo da vinheta na TV Globo é da Copa do Mundo de 1978.
Zarife morreu em 1999, aos 59 anos, vítima de problemas cardíacos. Um ano antes, a Globo tinha pago uma quantia pelo uso da voz dele na vinheta. O locutor nunca pediu dinheiro à emissora pelo trabalho, mas aceitou o "agrado".
Na atual Olimpíada de Paris, a vinheta já foi usada por diversas vezes, em todas as conquistas de medalhas --seja de ouro, prata ou bronze-- dos atletas brasileiros. Até a publicação deste texto, o Brasil soma 14 pódios.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.