MUDANÇA
Reprodução/Instagram
Murilo Benício e Sérgio Malheiros desistiram de atuar em novelas da Globo por questões de contrato
Com um casting exclusivo cada vez menor, a Globo decidiu dispensar Hélio Mauricio, seu diretor de negociação de contratos, que estava no conglomerado havia 25 anos. O todo-poderoso Amauri Soares fez um comunicado interno em que avisa que, a partir do ano que vem, a emissora fará uma reestruturação da área de Talentos dos Estúdios Globo, sob a gestão de Bernardo Portugal.
Em janeiro deste ano, a Globo consolidou as áreas de Gestão da Produção Artística, Contratos Artísticos e Talentos Artísticos. De lá pra cá, junto com o time de Recursos Humanos, os executivos estavam trabalhando em um desenho que assegurasse a atuação mais eficiente possível da área.
Para a construção do novo modelo de atuação, Amauri Soares e seus diretores consideraram três direcionadores: ser o ponto único de contato para tratar das necessidades do quadro de talentos, com centralização de informação e serviços, ter um olhar diferenciado para os gêneros de ficção e não ficção, que possuem ciclos, processos e necessidades diferentes, e ser o ponto de contato dos Estúdios Globo com o mercado.
A nova estrutura será implementada em duas etapas. A primeira, agora em 2024, colocará a área de Talentos já para operar com focos distintos em ficção e não ficção nas Gerências de Casting, Núcleos de Gestão e Negociação.
A segunda fase da nova estrutura será implantada no início de 2025. Com ela, chega uma nova diretoria de Relacionamento com Talentos Artísticos, para dar ênfase às necessidades dos talentos, sob a liderança de Bernardo Portugal. Neste momento, o cargo de diretor de contratos artísticos deixará de existir.
Nos próximos meses, Hélio Maurício vai se dedicar à transição com Portugal e os demais executivos da área, conversando com os talentos da casa. A Globo também fará encontros presenciais com autores e diretores artísticos para tirar eventuais dúvidas.
A dispensa de um "negociador de contratos" foi o caminho natural para a emissora, que já não conta com um banco de elenco grande. A grande maioria dos atores agora trabalha para a Globo com vínculo por obra, o que modifica bastante a feitura dos contratos.
A nova política da emissora, no entanto, está fazendo com que muitos atores se recusem a atuar em novelas, já que não fazem mais parte do banco de elenco fixo. O dinheiro e a demora para assinar o contrato estão dificultando demais a escalação de novos projetos.
Casos como os de Murilo Benício e Sérgio Malheiros --que não chegaram a um acordo financeiro com a Globo e deixaram os elencos de Mania de Você e Família É Tudo antes mesmo de começarem a gravar-- têm sido mais comuns do que se imagina.
Hélio Maurício entrou na Globo em 2000, como diretor de TI (tecnologia de informação) responsável pelas áreas de infraestrutura e desenvolvimento de aplicações. Em 2013, foi transferido para a área de Recursos Humanos, onde coordenou o projeto de revisão da estrutura organizacional da empresa.
Três anos depois, virou diretor de negociação de contratos artísticos, cargo que exerce até o momento. Maurício é o responsável pelas negociações com elenco, autores, diretores artísticos e acordos com produtoras independentes. Ele ainda cuida das politicas de remuneração dos talentos artísticos e define prêmios de performance dos talentos da emissora.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.