Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PREFEITÁVEIS

Que horas é o debate na Band hoje? Veja as regras e quem estará presente

Reprodução/Band

Eduardo Oinegue tem semblante sério na bancada do Jornal da Band

Eduardo Oinegue comandará o debate com os candidatos de São Paulo nesta quinta (8)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 8/8/2024 - 17h30

A Band promove nesta quinta-feira (8) os primeiros debates com candidatos a prefeito das eleições deste ano. A transmissão começa às 22h15. Além de São Paulo, 18 municípios também vão promover os confrontos nesta noite; entre eles, Belo Horizonte, Boa Vista, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Teresina.

Na capital paulista, a sabatina será mediada pelo jornalista Eduardo Oinegue e contará com as presenças dos cinco candidatos com mais intenções de voto nas pesquisas até o momento: Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).

A participação de Datena marcará o retorno do titular do Brasil Urgente à emissora. Ele precisou abandonar o comando do policial no fim de junho para se dedicar à carreira política. Apesar de já ter desistido de outros pleitos anteriormente, o apresentador insiste que seguirá até o fim desta vez.

O evento terá transmissão simultânea na BandNews TV, nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, no site Band.com.br, no app Bandplay e no canal Band Jornalismo no YouTube. O público também poderá acompanhar os bastidores nos perfis do Band Jornalismo no X, no Instagram e no Facebook.

Caso haja segundo turno, o encontro será realizado em 14 de outubro, com opção de antecipar para o dia 11 se houver necessidade.

Como vai funcionar o debate?

Em três blocos, os políticos terão a possibilidade de discutir e apresentar propostas para os principais problemas que envolvem a população.

Primeiro bloco:
Cada candidato tem um minuto e meio para responder a uma pergunta programática escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteio na reunião com os partidos: Ricardo Nunes, Pablo Marçal, Tabata Amaral, José Luiz Datena e Guilherme Boulos.

Na sequência, também em ordem definida por sorteio, acontece a primeira rodada de confronto direto. Todos perguntam. O político escolhe quem vai responder. O primeiro candidato tem um minuto para a pergunta. Logo após a resposta, terá mais um minuto para a réplica.

O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total, a ser administrado pelo próprio candidato, com pelo menos um minuto reservado para a resposta, começando por Pablo Marçal e seguindo com Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Ricardo Nunes e Tabata Amaral.

Segundo bloco
Os jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Todos respondem e todos comentam. Eles terão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.

Terceiro bloco
Novo embate direto, seguindo as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos a ser administrado pelo político, com pelo menos um minuto de resposta, nesta sequência: Pablo Marçal, Tabata Amaral, Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e José Luiz Datena.

Na última parte, cada um terá dois minutos para discorrer sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores/telespectadores, a partir dos dados da Sala Digital (informações obtidas com uma análise ponderada da janela de buscas do Google desde o início do debate).

A critério do candidato, esse mesmo tempo será usado para a sua despedida na ordem previamente definida por sorteio: Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Tabata Amaral, Pablo Marçal e Ricardo Nunes.

Direito de resposta
Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos.

Confira as datas dos debates na Band

8 de agosto: Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Campinas (SP), Caraguatatuba (SP), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Presidente Prudente (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Uberlândia (MG).

14 de agosto: Bauru (SP), Cambé (PR), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Parnamirim (RN), Pindamonhangaba (SP), Sorocaba (SP), Toledo (PR) e Uberaba (MG).

21 de agosto: Araxá (MG), Caucaia (CE), Foz do Iguaçu (PR), Ibiporã (PR), Marília (SP), Piracicaba (SP), Santos (SP), São Gonçalo do Amarante (RN) e São José dos Campos (SP).

28 de agosto: Araçatuba (SP), Ilhabela (SP) e Jundiaí (SP).

31 de agosto: Guarulhos (SP).

4 de setembro: Jacareí (SP), Limeira (SP) e São José do Rio Preto (SP).

11 de setembro: São Sebastião (SP).

18 de setembro: Campos do Jordão (SP).

25 de setembro: Taubaté (SP).

2 de outubro: Guaratinguetá (SP).

Datas a definir: Barra Mansa (RJ), Vila Velha (ES) e Vitória (ES).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.