Carregando...

ANÁLISE

Volta de Molina em Mania de Você escancara falta de criatividade nas novelas

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Molina (Rodrigo Lombardi) na primeira fase de Mania de Você; ricaço está vivo e escondido

Compartilhe
  │ 

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 15/1/2025 - 21h00

Mania de Você começará a dar cada vez mais dicas de que Molina (Rodrigo Lombardi) está mesmo vivo. A reviravolta poderia até abalar a insossa novela das nove, mas será apenas mais um exemplo da saturação desse tipo de enredo. Afinal, a volta de personagens supostamente mortos não é mais uma grande novidade nos folhetins da Globo.

Vários autores apelaram para esse recurso nos últimos anos, sempre com a intenção de surpreender o telespectador. O problema é que, de tanto ressuscitarem os mortos, isso já não causa mais o mesmo efeito de outrora.

Ainda no atual folhetim de João Emanuel Carneiro, o mistério em volta da morte de Viola (Gabz) durou poucos capítulos --e talvez tivesse sido até melhor eliminar logo a mocinha juntinho a Rudá (Nicolas Prattes), já que o casal de mocinhos não convenceu o público até agora.

Na faixa das seis, Garota do Momento também terá uma falsa morte. Mas, nesse caso, o público já saberá que Beatriz (Duda Santos) e Basílio (Cauê Campos) sobreviveram ao acidente.

A lista dos mortos-vivos mais recentes na tela da Globo não é pequena. Alex, também vivido por Rodrigo Lombardi, apareceu nos segundos finais de Verdades Secretas 2 (2021) --sendo que a novela anterior tinha terminado com Angel (Camila Queiroz) atirando no crápula e jogando o corpo no mar. O retorno até causou espanto, mas negativamente. Afinal, a volta relâmpago fez pouquíssimo sentido.

Há ainda como exemplos Leonel (Paulo Gorgulho) em Amor Perfeito (2023), César (Leopoldo Pacheco) em Fuzuê (2023), Agatha (Eliane Giardini) em Terra e Paixão (2023), Du (José Duboc) em Renascer (2024) e Frida (Arlete Salles) em Família É Tudo (2024).

Até tramas exibidas nas concorrentes também usaram o recurso de reviver os mortos. Força de Mulher, atualmente exibida na Record, demorou quase uma temporada inteira para revelar que Sarp (Caner Cindoruk) está vivo. Já no SBT foi confirmado que Paulo (Elam Lima) também não morreu em A Caverna Encantada.

Tudo isso só serve para comprovar a falta de criatividade das novelas de hoje, que não à toa sofrem com a brusca queda de audiência. Fica difícil levar a melhor na disputa contra o streaming quando os folhetins insistem nas mesmas narrativas e parecem apenas repetições, sem qualquer traço de originalidade para fisgar de volta o público.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaMhFl59cDDgqLLGSm2o":"uploads/banners/otm_banner_canal_novelas_ntv_630x162.gif" }

TUDO SOBRE

A Caverna Encantada

Amor Perfeito

Família É Tudo

Força de Mulher

Fuzuê

Globo

Mania de Você

Renascer

Rodrigo Lombardi

Terra e Paixão

Verdades Secretas 2

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também