Carregando...

SEGUNDA FASE

Renascer vai enfrentar pedra bem conhecida no caminho que atingiu Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Inácia (Edvana Carvalho) em Renascer; segunda fase corre risco de repetir "barriga" da original

Compartilhe
  │ 

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 5/2/2024 - 6h10

Um dos principais desafios de Bruno Luperi será segurar o público na segunda fase do remake de Renascer, que começa nesta segunda (5). Com a boa audiência e repercussão positiva a seu favor, o autor vai enfrentar um problema bem parecido ao de Pantanal (2022) --o ritmo mais lento e as barrigas, jargão para quando nada acontece na história, que foram o ponto fraco da versão original.

O telespectador que assistiu a Pantanal (1990) na extinta Manchete deve se lembrar das inúmeras cenas com os tuiuiús que sobrevoaram a região. As sequências não só serviam ao estilo de Benedito Ruy Barbosa, mais contemplativo, como ajudavam a espichar a trama diante dos bons números.

Mas essa estratégia já não funciona tão bem atualmente, pois as telenovelas importaram parte do ritmo frenético que marca outro formato --o das séries. Alguns dos principais sucessos da Globo nas últimas décadas têm essa característica no DNA, como a reverenciada Avenida Brasil (2012).

Luperi foi criticado em sua adaptação de Pantanal justamente pelo excesso de deferência à obra do avô, que resultou em uma espécie de "anacronismo" para o espectador. Em alguns momentos, a lentidão da história chegou a atrapalhar o Ibope --ainda que sem gerar grandes dores de cabeça para a Globo.

Renascer não só partilha desse ritmo menos acelerado como ainda sofreu com uma série de infortúnios e baixas em 1993. Benedito Ruy Barbosa precisou dar um fim a José Venâncio, por conta de diferenças artísticas com Taumaturgo Ferreira nos bastidores.

A rejeição a Mariana, que chegou a traumatizar Adriana Esteves a ponto de se ela afastar da televisão durante dois anos, também atrapalhou os rumos da personagem.

Ao contrário de Pantanal, Luperi chega com crédito extra à segunda fase de Renascer. Ele provou que está disposto a mexer no cânone do avô, a exemplo do que fez com o coronel Firmino (Enrique Diaz) --solucionando um mistério que já perdurava há 31 anos com cenas inéditas.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:

{ "https://pubads.g.doubleclick.net/gampad/clk?id=6826710928&iu=/8804/parceiros/noticias_da_tv":"uploads/conteudo_marca/banner_soultv-novembro-rodape-texto_v2_630x162.gif" }

TUDO SOBRE

Benedito Ruy Barbosa

Bruno Luperi

Globo

Novela das Nove

Renascer

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também