Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSAGEM DE TEMPO

Quando começa a segunda fase de Renascer? Novela vai avançar 30 anos

FABIO ROCHA/TV GLOBO

Marcos Palmeira usa blusa branca e posa de frente para Juan Paiva, que está de boné e blusa amarela; eles estão caracterizados como seus personagens em Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) e João Pedro (Juan Paiva) em Renascer: passagem de tempo

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 1/2/2024 - 21h00

A última fase de Renascer vai começar no capítulo 13, que vai ao ar na próxima segunda-feira (5). Neste dia, a novela das nove da Globo vai apresentar mais passagens de tempo até chegar em 2024, quando José Inocêncio estará com 60 anos e será vivido por Marcos Palmeira. Nesta fase, o caçula João Pedro (Juan Paiva) terá 28 anos.

No capítulo anterior --que vai ao ar ar neste sábado (3)--, já haverá uma passagem de tempo de 10 anos após a morte de Maria Santa (Duda Santos). "A título de nota, estamos agora por volta de 2005", escreveu Bruno Luperi no texto entregue ao elenco.

Os filhos de José Inocêncio (Humberto Carrão) serão mostrados na juventude: José Augusto, de 16 anos, o mais velho e aparentemente mais frágil; Zé Bento, de 14, o mais forte e descolado; Venâncio, de 12, o rebelde; e João Pedro, de 10, a ovelha negra, o enjeitado.

Durante uma briga com os irmãos, o caçula ouvirá de Bento que ele foi o responsável por matar a mãe no parto. Será ainda neste capítulo que o fazendeiro despachará os três filhos mais velhos para estudar em Salvador.

"João é muito novo ainda pra morar sozinho", explicará o pai. "Eu só dois anos mais velho que ele", falará Venâncio. "E ainda não tem idade pra decidir o que é melhor... Nem pra você, nem pra ele", insistirá Zé Inocêncio.

Já no capítulo de segunda-feira, a passagem definitiva de tempo acontecerá após João Pedro decidir morar com o pai após a viagem dos irmãos para estudar fora. Morena (Uiliana Lima) abençoará o filho adotivo, que seguirá com uma mochila nas costas --e na caminhada se tornará adulto.

Em seguida, Marcos Palmeira aparecerá triste, como se estivesse sempre atormentado por fantasmas. "Um homem que parece encontrar apenas na lida o desejo de viver", indicou o autor no roteiro.

Em conversa com Deocleciano (Jackson Antunes), ele reclamará dos filhos José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr) e José Venâncio (Rodrigo Simas), que só o procuram para pedir dinheiro.

Poucos personagens manterão seus intérpretes na passagem de fase. Além de Inácia (Edvana Carvalho), apenas Norberto (Matheus Nachtergaele), padre Santo (Chico Diaz) e Jacutinga (Juliana Paes) serão vividos pelos mesmo atores do início de Renascer.

Para aparentar ter 30 anos a mais, Juliana aparecerá com os cabelos longos lisos e com franja, além de rugas e marcas de expressão no rosto e no pescoço --feitas com maquiagem.

Renascer foi criada por Benedito Ruy Barbosa, e a adaptação da saga rural é feita por Bruno Luperi, neto do autor. Está previsto que o remake ficará no ar até setembro deste ano no horário nobre da Globo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 28/5 a 8/6

Terça, 28/5 (Capítulo 110)
José Inocêncio pede a Augusto e Buba que permaneçam na fazenda. Egídio manda Marçal ficar de olho no Pastor Lívio. José Inocêncio tenta convencer João Pedro a não se casar, e os dois discutem. João Pedro ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.