ZINHA JUPARÁ
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Zinha Jupará (Samantha Jones) em Renascer; ela é filha de Jupará (Evaldo Macarrão) no remake
Após as críticas pelo excesso de reverência à versão original de Pantanal (1990), Bruno Luperi não hesitou em fazer mudanças estruturais no remake de Renascer. O autor até mesmo trocou o gênero de um dos personagens do núcleo central, transformando Zinho (Cosme dos Santos) em Zinha (Samantha Jones). Ele, inclusive, acrescentou um drama a mais para a jovem --a descoberta da sexualidade na novela das nove da Globo.
Luperi não só responde aos anseios da audiência, que cobra a emissora por mais diversidade em seus folhetins, como também faz um mea-culpa. Ele vai de encontro às declarações do avô, Benedito Ruy Barbosa, sobre o desenvolvimento de tramas focadas em LGBTQIA+.
"Não sou contra, não acho errado. O que acho é que, quando tenho na mão 80 milhões [de pessoas] assistindo à minha novela, tenho que ter responsabilidade. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem explicar, não sabem como colocar", disse o veterano, durante o lançamento de Velho Chico (2016).
Ruy Barbosa foi duramente criticado na época, sobretudo por também ter dito que "odeia história de bicha". Ele até já tinha escrito personagens LGBTQIA+ em suas novelas, como Buba (Maria Luísa Mendonça) na primeira versão de Renascer (1993) e Zaqueu (João Alberto Pinheiro) na Pantanal (1990) exibida pela Manchete. As abordagens, porém, hoje são alvos de críticas.
Luperi até manteve o peão declaradamente homossexual no remake de Pantanal, mas descartou as cenas em que a homofobia servia como alívio cômico. Interpretado por Silvero Pereira, Zaquieu chegou até a dar um beijo em outro homem no último capítulo.
Desta vez, o roteirista também mudou o perfil de Buba, agora interpretada por Gabriela Medeiros. Ela, que originalmente era uma pessoa intersexo, se tornou uma mulher transexual.
De acordo com a sinopse de Renascer a que o Notícias da TV teve acesso, Zinha vai viver uma série de conflitos com a própria sexualidade. Ela vai se interessar por outras mulheres, com ainda mais holofotes sobre sua história –especialmente após as reclamações sobre o apagamento do casal de lésbicas de Terra e Paixão (2023).
Luperi, contudo, vai aproveitar parte do original no desenvolvimento da melhor amiga de João Pedro (Juan Paiva). Ela também vai tentar provar que a negligência de José Augusto (Renan Monteiro) foi responsável pela morte do pai, Jupará (Evaldo Macarrão).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
CRITICADO EM PANTANAL
Com sangue no cacau, Luperi afasta sombra do avô e dá toque próprio a Renascer