Carregando...

COLUNA DE TV

Fim do monopólio: Globo está cada vez mais longe do futebol total a partir de 2025

Reprodução/@FortalezaEC

Torcedor do Fortaleza no jogo contra o Corinthians, ontem; clubes podem fechar com Record e Cazé

Compartilhe
  │ 

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 26/8/2024 - 6h10

O mercado de direitos esportivos no Brasil está prestes a passar por uma grande reviravolta. O monopólio da Globo nas transmissões, que sofreu seu primeiro baque na pandemia, em 2020, pode estar perto do fim. É que os direitos do Campeonato Brasileiro a partir de 2025 serão negociados por duas entidades: a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e a Liga Forte União. A primeira tem Flamengo, São Paulo e Palmeiras. Na segunda estão unidos Corinthians, Vasco, Fluminense, Cruzeiro e o novo líder do Brasileirão 2024, o Fortaleza.

Quem acompanha esse mercado já arrisca a aposta de que a Globo deve levar os jogos em que os times da Libra são mandantes, enquanto Record e CazéTV/YouTube devem ficar com os da Liga Forte União. Exemplificando: se Corinthians e Flamengo jogam no Rio, a transmissão seria da Globo ou do Sportv e Premiere. Se a partida for em São Paulo, a exibição caberia à Record ou CazéTV.

A Globo quer comprar o Brasileirão para todas as suas plataformas, como é atualmente, mas a LiveMode, empresa que representa a Liga Forte União, quer fatiar os direitos: uma parte para a TV aberta e outra parte para streaming. Nada de pacote fechado. Esse formato de negociação, obviamente, dá mais chances para a CazéTV, que pertence à LiveMode, aliás.

Se esse cenário se concretizar em setembro, quando as negociações devem ser finalizadas, será a primeira vez que a Globo dividirá o Brasileirão com outra emissora desde 2006 --último ano de uma parceria em que repassava direitos à Record. Na pandemia, a Globo já tinha aberto mão dos campeonatos estaduais (a Record e a CazéTV pegaram o Paulistão). A Sul-Americana, que perdeu para o SBT, está lhe dando dor de cabeça, como veremos mais abaixo.

Reprodução/GLobo

Eliezer dos Santos e Sabina Simonato em reportagem sobre Guarulhos

Guarulhos? Osasco? Globo estuda fazer jornais e debates só para cidades de SP

A Globo visualiza num futuro não muito distante transmitir blocos de telejornais e debates entre candidatos a prefeito apenas para algumas cidades da Grande São Paulo, como Guarulhos, Osasco e as do ABC. Isso será possível com a adoção de uma nova tecnologia de TV digital, a TV 3.0, prevista para o final de 2025. Durante a exibição do SP1 ou SP2, ou de um debate entre candidatos da capital, a emissora poderá enviar sinais com conteúdo exclusivo apenas para determinadas cidades.

A TV 3.0 é a nova grande aposta da TV aberta. Surge como uma miragem para estancar a sangria de publicidade para as mídias digitais, uma vez que conectará as emissoras à banda larga e permitirá que elas exibam anúncios personalizados, para grupos de pessoas com interesses semelhantes ou localizadas na mesma área. Os investimentos em publicidade de anunciantes pequenos e médios voltarão para a televisão, acreditam executivos.

"O recurso de segmentação geográfica da TV 3.0 permite que no mesmo canal utilizado para cobrir a região metropolitana de SP seja possível fazer uma segmentação de conteúdo e de publicidade para regiões específicas", explica Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital).

De acordo com Barros, "se a estratégia e os modelos de negócios permitirem", a Globo poderá vir a ter um bloco específico do SP2 para grandes cidades satélites da capital. "Todos os televisores de Osasco e de Guarulhos no momento do SP2 comutariam para esse conteúdo transmitido exclusivamente para essas localidades. Esse recurso faz parte da arquitetura da TV 3.0, e quem controla essa comutação é o TX-id", diz Barros.

Além da publicidade segmentada, a Globo está de olho em grandes audiências. Guarulhos é a segunda maior cidade de São Paulo, com 1,3 milhão de habitantes, e não tem uma Globo para chamar de sua como Campinas (1,1 milhão) e Presidente Prudente (226 mil).

Por enquanto, é só uma ideia que circula na Globo. A TV 3.0 ainda depende de regulamentação que o presidente Lula deve assinar no final deste ano ou início do próximo. Sobre esse assunto, se você não leu, vale a pena conferir Emissoras querem TV 3.0 no celular, dinheiro barato e tecla no controle remoto, que publicamos na quarta (21).

Estrela da Casa flopou? Globo acredita no programa

Lançado em um dia de Corinthians pela Copa Sul-Americana no SBT, Estrela da Casa vem sofrendo no Ibope. Terça passada (20), novamente contra o Corinthians, perdeu pela primeira vez, foi vice-líder, situação que a Globo não curte. Justamente o dia em que deveria ser mais forte, por causa da eliminação de um participante, o reality show tem sido ofuscado pela concorrência.

Em comparação com BBB e The Voice Brasil, Estrela da Casa está em desvantagem. Seus nove primeiros programas marcaram apenas 12,2 pontos na Grande São Paulo, 43% a menos do que os 21,5 pontos do mesmo período de BBB 24, em janeiro deste ano, e 26% abaixo da média do derradeiro The Voice, em novembro e dezembro de 2023.

A cúpula da Globo, contudo, faz uma avaliação positiva do programa. Um alto executivo ouvido pelo Notícias da TV reconhece que "o reality ainda não atingiu seu potencial máximo de audiência", mas se diz "muito satisfeito", até porque, além do Corinthians, o programa enfrentou a cobertura da morte de Silvio Santos.

Argumenta ainda que Estrela da Casa, pela flexibilidade de ter edições mais longas ou mais curtas, conforme o dia da semana, é o melhor formato para uma época em que haverá propaganda eleitoral obrigatória e muito futebol em fase de mata-mata (Sul-Americana, Copa do Brasil, Libertadores) interferindo na grade. Um reality musical funciona melhor nessa situação do que uma minissérie, por exemplo.

A expectativa é que Estrela da Casa cresça nas próximas semanas, com a evolução das provas e eliminações. 

Globo desiste de especial de fim de ano de Gusttavo Lima e dá chance ao SBT

A Globo queria muito um especial Natal com Gusttavo Lima, neste que será o último final de ano com o tradicional programa de Roberto Carlos. A ideia era transmitir um show que o cantor fará em dezembro no Morumbis, em São Paulo. Porém, a Disney chegou antes e levou.

O sertanejo ainda pode ser estrela da programação de fim de ano da TV aberta. Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT, se entusiasmou com a ideia de ter uma atração natalina ambientada na mansão faraônica em que Gusttavo vive, nos arredores de Goiânia. A ideia foi do jornalista Leo Dias, do Fofocalizando, que deve apresentar o programa se ele ficar com o SBT.

Globo e Gusttavo Lima seguem negociando projetos para 2025. Antes, o cantor fará uma participação no Domingão com Huck, com direito a tributo.

Sheherazade e Tom Cavalcante estreiam em terceiro lugar

Não alterou em nada no ranking de audiência a estreia de dois novos programas na Record, o Domingo Record, comandado por Rachel Sheherazade, e o Acerte ou Caia!, game show de Tom Cavalcante gravado na Argentina. A Record não foi páreo na disputa pelo segundo lugar com o SBT, e o domingo segue o único dia da semana em que a emissora de Edir Macedo não faz frente à rival. A ver.

Na prévia da Kantar Ibope na Grande São Paulo, o Domingo Record marcou 3,5 pontos, contra 8,1 do SBT e 12,3 da Globo. Exibido em seguida, o programa de Tom foi melhor, com 5,8 pontos perante 8,0 do SBT e 12,5 da Globo. A mistura de jornalismo e entretenimento de Sheherazade manteve a audiência que a Record vinha obtendo no horário, mas não conseguiu reter o público que herdou da atração anterior, a sitcom Eu, a Patroa e as Crianças (5,1 pontos).

Esta é uma coluna piloto. Gostou?

O mercado de mídia vem passando por transformações profundas, em ciclos cada vez mais curtos, forçando os veículos a procurarem diversificadas formas de monetização e estratégias de audiência. O consumo de informação é muito pulverizado, a notícia está em todo lugar, todo mundo pode ser jornalista.

Esta coluna surge com a ideia de se contrapor à comoditização da informação, ao copia-e-cola desenfreado da internet. Queremos oferecer notas exclusivas, análises contundentes e traçar um panorama preciso do mercado de televisão brasileiro, de seus bastidores, de seus negócios e, por que não?, de suas intrigas, como se propõe o Notícias da TV há 11 anos. Tudo num só lugar, em um texto direto, contextualizado e crítico.

Você gostou do que leu? Então deixe sua opinião nos comentários logo abaixo ou escreva pra mim: dcastro@noticiasdatv.com

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Campeonato Brasileiro

CazéTV

Direitos Esportivos

Estrela da Casa

Futebol

Globo

Mídia

Record

SBT

TV 3.0

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também