Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Dia dos pais

Marcos Mion se emociona ao falar do filho autista e revela que ele sofreu preconceito

Reprodução/Instagram

Marcos Mion e seu filho, Romeo: por causa dele, o apresentador luta por direitos de pessoas autistas - Reprodução/Instagram

Marcos Mion e seu filho, Romeo: por causa dele, o apresentador luta por direitos de pessoas autistas

REDAÇÃO

Publicado em 11/8/2019 - 9h13

Desde que expôs publicamente que seu filho mais velho, Romeo, tem autismo, Marcos Mion se tornou um porta-voz da causa e defensor dos direitos de pessoas autistas. O apresentador se emocionou ao falar sobre o quanto Romeo mudou sua vida e revelou que até ele, uma pessoa pública, já viu olhares de preconceito e até nojo direcionados a seu filho.

"Minha condição de artista e pessoa pública blindou muito minha família de preconceito explícito. Mas não impediu cem por cento, porque sim, sofremos em diversas situações. Agora, preconceito velado, aquele olhar de desprezo, atravessado, às vezes de nojo, nossa... Isso já aconteceu milhares de vezes!!!", contou à colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia.

"Existe muito preconceito. Pela falta de informação e porque o autismo não é uma deficiência visível. Pode parecer que a pessoa está querendo se passar por deficiente para se beneficiar de algum direito, afinal autismo não tem cara! Não é óbvio que a pessoa é", explicou.

Mion tornou pública a deficiência de seu filho há cinco anos. Hoje, ele diz que Romeo virou um xodó do Brasil, pois seus seguidores nas redes sociais e fãs que o encontram nas ruas demonstram bastante carinho com o garoto. Mas o apresentador da Record lembra que precisou se preparar para encarar a exposição de sua família e a responsabilidade que teria.

"Eu sabia no que minha vida iria se transformar e eu queria estar pronto para isso. Preparado pra ajudar as milhares de pessoas que me procuram. Tinha que ter mais experiência, preparo e conhecimento, pois sabia que representaria uma comunidade gigante e queria honrar o trabalho de conscientização que já foi feito antes de mim. E, claro, porque se trata de outra pessoa, meu filho, então tínhamos que ter tudo seguro e preparado para ele não sofrer", comentou.

Segundo Mion, ter um filho com autismo é uma bênção em sua vida. "Agora está claro qual é a minha missão! Sou guardião de um anjo de Deus na Terra. Sou um escolhido. Que honra sem fim!", disse ele, emocionado, sobre o momento em que recebeu o diagnóstico de Romeo.

O apresentador já escreveu dois livros sobre seus filhos (além de Romeo, ele é pai de Donatella, de 10 anos, e Stefano, de 9) e luta pelos direitos dos autistas. No último dia 18, ele se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro para pedir apoio à lei que inclui dados específicos sobre autismo no Censo 2020.

"Tive a oportunidade de falar com o atual presidente da República porque fui convocado. E, estivesse o poder de sancionar a lei nas mãos de quem fosse, lá estaria eu. Fui com um papel social de representatividade, estava ali em nome de toda a comunidade autista, e me mantive fiel a essa enorme responsabilidade. Tivemos uma importante vitória, mas há ainda muito mais a se conquistar para tirar os autistas da invisibilidade", afirmou.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.