Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube
Ailton Graça é o divertido Padre Ramiro na novela O Sétimo Guardião -

Ailton Graça

Nascido em São Paulo no dia 9 de setembro de 1964, Ailton Graça, filho de uma dona de casa e de um porteiro de hospital, cresceu na periferia de São Paulo e, ainda nos tempos da escola, se encantou pelo teatro, onde participava de apresentações teatrais no colégio.

Na adolescência, não sabia bem qual profissão seguir. Desenhista, mágico, médico caminhoneiro e até agrônomo --só porque ele achava a palavra bonita-- eram atividades que passavam pela cabeça do jovem Ailton, até que a mãe sugeriu que ele escolhesse uma profissão que coubessem todas as outras.

Antes de se firmar na carreira artística, Ailton teve várias atividades: foi fiscal de lotação, vendedor em lojas de sapatos e camelô. As coisas começaram a mudar quando ele passou em um concurso público para trabalhar em um hospital. No local, havia um grupo de teatro amador que apresentava peças para alegrar os pacientes internados. Ailton logo passou a integrar a trupe e, a cada dia, tinha mais certeza de que queria ser ator profissional.

Em 1985, se formou na Oficina Vocal do Centro Cultural de São Paulo e na sequência fez aulas de técnicas circenses no Circo Escola Picadeiro. Atuou como trapezista e palhaço por três anos. Em 1986, começou a fazer aulas no Centro de Pesquisa Teatral, com Antunes Filho. Estudou atuação, cenografia, figurino e dramaturgia e foi escalado para o elenco da peça Xica da Silva em 1988.

Em 2003, Ailton Graça participou da seleção de elenco para o longa Carandiru, dirigido por Hector Babenco e baseado no livro de Dráuzio Varella. Só para chegar no elenco de apoio foram 16 testes e cerca de 2.700 candidatos. Graça conseguiu a vaga e fez sua estreia nas telonas como Majestade, um dos líderes do presídio. Nesse mesmo ano, o ator também estreou na televisão em participações nos seriados Cidade dos Homens e A Diarista, na Globo.

Dois anos depois, Ailton voltou a interpretar o bandido Majestade, dessa vez na TV, no seriado Carandiru – Outras Histórias, também exibido pela emissora carioca. A grande virada na trajetória do ator aconteceu também em 2005, quando foi escalado para a novela América, de Gloria Perez. Na trama, ele interpretou o simpático Feitosa. O personagem caiu no gosto popular e, desde então, emendou um trabalho no outro.

Em 2006, interpretou o malandro Ramires, pai de Foguinho (Lázaro Ramos), em Cobras & Lagartos. No ano seguinte, estava no ar como o enigmático Barão na novela Sete Pecados. Ailton também teve uma passagem por Malhação, na temporada de 2010 e, em 2012, integrou o elenco do megassucesso Avenida Brasil.

Em Império, trama de Aguinaldo Silva exibida em 2014, o ator teve grande destaque ao interpretar Xana Summer, travesti dona de um salão de cabeleireiros. Neste trabalho, Ailton fez uma dobradinha de sucesso com Viviane Araújo (Naná).

O artista virou figurinha constante na teledramaturgia, tanto em novelas como em séries. Em 2017, fez o delegado Paranhos em Cidade Proibida e, em 2018, integrou o elenco de Carcereiros. Na trama de O Sétimo Guardião, Ailton dá vida ao primeiro padre de sua carreira na telinha, Ramiro.

Cinema e Carnaval
A atuação de Ailton Graça no cinema é bem constante. Depois da estreia de sucesso em Carandiru, o ator participou de outros longas importantes como Meu Tio Matou um Cara (2004), Trair e Coçar é Só Começar (2006), Tempos de Paz (2009), Verônica (2009) e Segurança Nacional (2010).

Além do teatro, TV e cinema, outra paixão de Ailton Graça é o Carnaval. O ator tem uma forte ligação com o samba de São Paulo e desfila desde os oito anos. Entre 1995 e 2000, foi coreógrafo da comissão de frente e mestre-sala da Gaviões da Fiel. Também teve passagens pela Vai-Vai e Tom Maior. No Rio de Janeiro, já desfilou no Salgueiro e na sua escola do coração, Mangueira.

Ailton já fez parte do Balé Folclórico de São Paulo e toda essa experiência deu a ele uma outra função na Globo: a de comentarista dos desfiles do Carnaval de São Paulo.

Vida Pessoal
Ailton Graça tem um filho, fruto de seu primeiro casamento. Atualmente é casado com a também atriz Kátia Naiane. Os dois estão juntos desde 1999.

Principais trabalhos na TV
América (2005) – Feitosa
Cobras & Lagartos (2006) – Ramires
Sete Pecados (2007) – Barão
Três Irmãs (2008) – Jacaré
Cama de Gato (2009) – Tião
Na Forma da Lei (2010) – Delegado Moreira
Malhação (2010) – Seu Pintinho
Avenida Brasil (2012) – Silas
Flor do Caribe (2013) – Quirino
O Caçador (2014) – Delegado Lopes
Império (2014) – Xana Summer
Totalmente Demais (2015) – Florisval
Cidade Proibida (2017) – Delegado Paranhos
Carcereiros (2018) – Juscelino
O Sétimo Guardião (2018) – Padre Ramiro


Personagens


Galeria de fotos de Ailton Graça


Últimas notícias de Ailton Graça


Últimas notícias

as + lidas

Enquete

O que você achou dos participantes do BBB21?

Adorei, prometem barraco e diversão nos próximos meses
9.31%
Não sei ainda, preciso vê-los na casa para formar opinião
39.29%
Pior que A Fazenda, tem 'famoso' ali que eu nunca ouvi falar
19.98%
Não vejo BBB, prefiro ler minha coleção de livros
31.41%