Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Velho Chico

Santo e Tereza se reencontram na igreja e confessam que ainda se amam

Reprodução/TV Globo

Camila Pitanga (Tereza) faz acordo com Domingos Montagner (Santo) em Velho Chico - Reprodução/TV Globo

Camila Pitanga (Tereza) faz acordo com Domingos Montagner (Santo) em Velho Chico

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 26/5/2016 - 7h32

Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) terão um novo encontro em Velho Chico, novela das nove da Globo. Ele estará na igreja rezando quando a filha do coronel entrará. Eles vão conter o ímpeto da paixão, mesmo confessando um ao outro que se amam. "Eu já tentei te odiar de tudo que foi jeito! Mas o pior de tudo é que eu te amo, Santo. Eu ainda te amo", dirá Tereza. A conversa terá um tom altruísta, e os dois dirão que não podem ter um romance porque fariam suas famílias sofrerem. "Esse amor não nasceu pra vingar", dirá o agricultor, propondo um pacto de amizade eterna.

A sequência pode frustrar quem espera que os dois abandonem tudo e lutem pelo amor que sentem. Pelo jeito, as cenas românticas do casal ainda vão continuar somente em flashbacks mostrando os dois na juventude. Até o capítulo do dia 11 de junho, eles continuarão separados. Para piorar, Miguel (Gabriel Leone) vai mesmo ficar cada vez mais amigo de Olívia (Giullia Buscacio), sem saber que eles são meios-irmãos. 

Os autores da trama, Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi, indicam nos roteiros dos próximos capítulos que Santo passará por um processo de negação. Primeiro, ele vai receber Tereza com pedras quando ela oferecer ajuda na cooperativa. Depois, o sertanejo aparecerá nessa cena em que ele falará que está rezando para encontrá-la desde o dia em que a viu partir no passado.

"Parece que Deus ouviu minhas prece. Desde o dia que você se foi que eu rezei esperando o dia de você voltá!", dirá ele. "Eu também rezei muito por isso, Santo. Você não imagina o quanto, você não imagina", falará Tereza.

Com medo de acabarem se agarrando diante do altar, eles sentarão em bancos separados, com certa distância. Ela perguntará se ele tinha algo para dizer. "Uma coisa, não, Tereza. Tenho pra lá de trinta ano que guardo calado dentro do peito e queria te dizê. Foi uma vida inteira, foi, não?", indagará o sertanejo.

Os outros

Ambos falarão sobre a vida que construíram e as pessoas que amam, como Luzia (Lucy Alves) e Carlos Alberto (Marcelo Serrado) e os filhos de seus casamentos. Em momento algum ela pensará em falar que Miguel é filho dele ou da raiva que guarda por pensar que o amado nunca quis saber do herdeiro.  

Cícero chegará e interomperá o papo com seu destempero e causará uma confusão, mas Tereza contornará a situação. "É isso que acontecê toda vez que a gente chega perto um do ôtro, Tereza! Esse amor que a gente sente um pelo outro, isso tem que se acabar! Um amor maldito! Um amor que Deus botou dentro do peito não sei porque", vai disparar o presidente da cooperativa.

Tereza dirá que foi para dar sentido à vida e que ninguém mais precisa sofrer por isso. "Que é que a gente faz com minha mulhé? Com teu marido, nossos fio? A gente faz o quê? Foge e finge que esses 30 anos nunca existiram? Nosso tempo passô, Tereza! Agora é tarde para esse amor vingar", afirmará Santo.

Declarações de amor

Tereza será acolhida em um abraço. "Eu já tentei te odiar de tudo que foi jeito! Mas o pior de tudo é que eu te amo, Santo. Eu ainda te amo. Eu sempre te amei", declarará ela. "Também te amo, Tereza. Mas acho que eu e você, a gente precisa esquecê esse amor d’uma vez", dirá o agricultor.

Ambos concluírão que o amor deles não nasceu para vingar. Já que não é possível esquecer o que sentem, eles precisam seguir em frente. "É melhor guardá esse amor nas lembrança, e plantá uma amizade em cima dele, antes que floresça ódio", vai propor Santo.

"A gente aprendeu a viver separado durante todos esses anos. A gente vai aprender a viver junto outra vez", responderá Tereza, assinando uma espécie de pacto somente com o olhar.  Ela sairá da igreja, chorando sem parar, e ele só deixará o local alguns instantes depois. A cena está prevista para ser exibida dia 10 de junho.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.