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BALANÇO 2023

Sem YouTube e verba de Bolsonaro, Jovem Pan perde R$ 27 milhões e tem prejuízo

Reprodução/YouTube

O apresentador Emilio Surita, do Pânico, uma das principais audiências da Jovem Pan; ele veste camiseta cinza em cenário azul

O apresentador Emilio Surita, do Pânico; Jovem Pan teve prejuízo em 2023 após espalhar fake news

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 26/4/2024 - 13h02

O engajamento da Jovem Pan na reeleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2022 custou caro à TV preferida da extrema direita. O balanço contábil mostra que o faturamento da Jovem Pan encolheu mais de um quarto (26%) em 2023, com uma perda de receitas de pelo menos R$ 27 milhões, resultando em um prejuízo de R$ 710 mil.

O principal motivo do tombo foi a punição que a emissora recebeu do Google, que deixou de monetizar seu conteúdo no YouTube, além do corte de uma verba de quase R$ 5 milhões anuais do governo federal.

Acusada de espalhar fake news, a Jovem Pan também foi alvo nos últimos anos de uma campanha de desmonetização encampada pelo movimento Sleeping Giants Brasil. Pressionados, anunciantes chegaram a cancelar R$ 810 mil em um único mês, segundo apuração do Intercept Brasil. A emissora também está na mira do Ministério Público Federal, que pediu a cassação de suas concessões por "campanha de desinformação".

Diferentemente da maioria das emissoras de TV e rádio, a Jovem Pan apresentou um crescimento robusto durante os anos Bolsonaro (2019-2022). Seu faturamento saltou de R$ 65,3 milhões em 2017 para R$ 103,4 milhões em 2022.

Nos quatro anos em que esteve na Presidência da República, Bolsonaro destinou à Jovem Pan R$ 18,8 milhões em verbas por campanhas publicitárias, de acordo com a Folha de S.Paulo. No ano passado, o governo Lula (PT) suspendeu a veiculação de anúncios no canal de TV e na rádio.

O maior crescimento, contudo, veio do YouTube, plataforma em que os canais da Jovem Pan somam 25 milhões de inscritos e 15 bilhões de visualizações, com potencial de gerar mais de R$ 20 milhões em receitas líquidas por ano com publicidade programática.

Em novembro de 2022, no entanto, o Google suspendeu a monetização dos vídeos da emissora, por "desinformação eleitoral e violação das diretrizes de publicidade" da plataforma. A monetização só voltou em março deste ano.

O resultado, de acordo com balanço publicado terça-feira (23) no Diário Oficial do Estado, foi uma perda de R$ 27 milhões. O faturamento bruto da Rádio Pan-Americana S/A (sua razão social) caiu de R$ 103,4 milhões em 2022 para R$ 76,4 milhões em 2023, interrompendo uma sequência de crescimentos anuais.

Sem o dinheiro do YouTube e do governo, a emissora cortou custos e promoveu demissões, aumentando suas despesas administrativas em 70%, de R$ 18,3 milhões para R$ 31,3 milhões.

Assim, fechou o ano com um prejuízo de R$ 710.599,00, depois de um lucro de R$ 21,8 milhões em 2022. Apesar do resultado ruim, a situação da Jovem Pan, segundo o balanço, é confortável, justamente por causa dos lucros que acumulou durante os anos Bolsonaro.

A empresa da família Carvalho tem uma reserva de lucros de R$ 88 milhões. Em dezembro de 2023, possuía R$ 9 milhões em caixa e outros R$ 29,8 milhões emprestados.


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