Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BIA BRUMATTI

Xodó de Falabella, atriz encarna vítima de abuso em curta: '40 minutos chorando'

REPRODUÇÃO/CHILDHOOD BRASIL

Bia Brumatti em cena de Eu Tenho Uma Voz

Bia Brumatti interpreta vítima de abuso infantil em Eu Tenho Uma Voz, disponível no Globoplay

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 23/6/2023 - 6h45

Disponível no Globoplay, o curta-metragem Eu Tenho Uma Voz acompanha as diferentes fases de uma sobrevivente de abuso sexual infantil. Na produção, o telespectador assiste a como a violência impactou Gabi. Bia Brumatti, intérprete da protagonista durante a juventude, se esforçou para que a densidade do projeto não afetasse a convivência no set. Conhecida por seu trabalho em O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu, série de Miguel Falabella para o Disney+, a artista chorou durante 40 minutos seguidos para gravar uma cena.

A produção é narrada a partir de uma canção escrita por Bibi Cavalcante e Clara Verdier. Aos oito anos, Gabi foi abusada pelo tio, interpretado por Eike Duarte. Aos 13, já sendo vivida por Bia, a jovem lida em silêncio com o sofrimento causado pelo familiar.

As preparações do curta foram iniciadas uma semana antes das gravações. Para o papel, Bia mergulhou em pesquisas para compreender os sentimentos de uma vítima de violência sexual. Ao Notícias da TV, a atriz de 15 anos afirma que sua maior preocupação era transmitir verdade com seu trabalho.

Bia conta que, apesar do tema complexo e difícil do curta-metragem, a equipe contribuiu para deixar um clima leve no set de gravações. "A preparação foi muito gostosa, todos foram bem carinhosos. Estavam todos concentrados e focados, então estavam todos no mesmo barco, se entendendo. Foi uma conexão inexplicável", recorda.

Mesmo com a tensa relação entre a protagonista e o tio, Bia avalia Duarte como uma das pessoas mais divertidas do projeto. Antagonista na trama, o ator sempre pedia desculpas após finalizar uma cena com a artista. "Acessamos locais de tristeza e gatilho da Gabi. Tivemos uma conexão absurda, e falamos: 'Focamos aqui e quando acabar essa cena, tchau'. É um projeto muito denso, então é muito fácil se deixar levar pela emoção."

O clímax da produção acontece quando Gabi conta sobre o abuso para os pais, interpretados por Rafaela Mandelli e Ivo Müller. Bia mergulhou no enredo e chorou durante 40 minutos para gravar a cena. A longa duração foi necessária para que a direção filmasse diferentes ângulos dos artistas.

"Foi o último dia de gravação. Cheguei no set, fui para o meu cantinho e processei todo aquele sentimento e aquela emoção. É muito doido pensar que saímos do set com a cara inchada, e outras pessoas da equipe estavam chorando com a gente", recorda.

Seguida por mais de 104 mil fãs no Instagram, Bia reconhece que é dona de um público composto, em sua maioria, de crianças e jovens. Ao abordar temas como abuso infantil com seus trabalhos, a atriz espera criar uma conscientização e torce para que outros sobreviventes não permaneçam calados. "Eles não precisam ter medo de falar, eles não são culpados. A culpa não é sua, o mal não está em você. Você é uma vítima, você deve denunciar."

Próximos passos na carreira

Apesar de pouca idade, Bia acumula experiências artísticas. A atriz já trabalhou no teatro, na televisão e em plataformas de streaming. Xodó de Miguel Falabella, ela conheceu o veterano no musical Annie. Em 2022, trabalharam juntos em O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu, série musical do Disney+. A amizade se estendeu para fora dos bastidores: o ator, diretor e roteirista chegou a ser parceiro de valsa na festa de 15 anos da jovem.

A atriz manteve mistério sobre os próximos rumos da profissão e o que vai acontecer na possível segunda temporada de O Coro, gravada antes mesmo da estreia da série. No entanto, ela promete novidades. "Já temos muitos projetos em vistas para o segundo semestre. Assim que eu puder falar, vou contar com certeza. Tenho muitos projetos vindo por aí, e estou ansiosa demais", revela, animada.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.