Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

Velozes & Furiosos 10: Cafona, filme atinge o ápice ao abraçar a insanidade

Divulgação/Universal Pictures

Vin Diesel e Rita Moreno em cena de Velozes & Furiosos 10

Vin Diesel e Rita Moreno em cena de Velozes & Furiosos 10; longa estreia nesta quinta-feira (18)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 18/5/2023 - 6h30

Uma das principais franquias da cultura pop, Velozes & Furiosos nunca teve grande apreço por seguir à risca as leis da gravidade. Se os primeiros filmes exibiram uma ou outra cena mais ousada, a série cinematográfica encabeçada por Vin Diesel começou a se desprender da realidade a partir do quarto longa, quando trouxe de volta o elenco original e deu início ao "universo compartilhado" de carros turbinados e missões internacionais.

Em Velozes & Furiosos 10, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (18), a franquia abraça de vez a insanidade. Com um novo vilão extremamente carismático e sequências de diálogos totalmente batidos, o longa chega ao ápice quando sua aparência não poderia ser mais cafona.

Dirigido por Louis Leterrier (O Incrível Hulk), que assumiu a função após a saída abrupta do ex-diretor e produtor Justin Lin, o décimo longa faz de sua narrativa uma reciclagem de tudo o que os fãs já assistiram no passado. Em Velozes & Furiosos, tudo flutua ao redor de família, seja ela a de Dominic Toretto (Vin Diesel) ou a do malvado da vez.

No caso do lançamento, a família de Toretto começa a ser perseguida por um vilão cujas raízes levam o espectador de volta para a trama de Velozes & Furiosos 5: Operação Rio (2011). No longa, Dom e Brian O'Connor (Paul Walker) contaram com a ajuda do policial Hobbs (The Rock) para derrubar Reyes (Joaquim de Almeida), chefão do tráfico do Rio de Janeiro.

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL PICTURES

Jason Momoa

Jason Momoa em Velozes & Furiosos 10

Das cinzas do fim do império de Reyes surge Dante (Jason Momoa), filho do traficante que começa a perseguir a família Toretto em busca de de vingança --para a surpresa de zero pessoas. Dar o troco por tretas do passado foi o que movimentou as tramas do quarto, sexto, sétimo, oitavo e nono filmes da franquia, cada um à sua maneira, e Velozes & Furiosos 10 resgata este elemento mais uma vez.

A aparição de Dante é o catalisador que faz com que a equipe de Dom volte a percorrer o mundo em missões de risco máximo para assegurar a sobrevivência de todos e tentar derrubar o herdeiro de Reyes. O problema é que o vilão, interpretado com um carisma ímpar de Momoa, é o mais implacável que eles já enfrentaram, e ele parece estar à frente dos protagonistas, quaisquer que sejam seus movimentos.

O tamanho da ameaça de Dante também faz com que novos aliados deem as caras para ajudar a equipe de Dom. As chegadas de Brie Larson, Daniela Melchior e Alan Ritchson injetam mais dinâmica no acelerado roteiro escrito por Dan Mazeau e Justin Lin, mesmo que algumas resoluções e reviravoltas não sejam novidade nem dentro do cânone da própria franquia, e também envolvam relações de sangue com personagens veteranos --no fim, Velozes & Furiosos sempre foi sobre família.

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL PICTURES

Daniela Melchior

Daniela Melchior é novata na franquia

Um dos principais elementos da franquia são suas cenas de ação de tirar o fôlego, mas Leterrier foi além e conseguiu criar algumas das sequências mais insanas já vistas na série cinematográfica. Para quem já viu Vin Diesel encarar tanques, submarinos e brincar de Tarzan ao se balançar com um carro como se estivesse em um cipó, derrubar dois helicópteros sem uma arma sequer pode nem ser tão surpreendente assim.

Como o longa é a primeira de uma história dividida em duas (ou futuramente três) partes, Velozes & Furiosos 10 deixa o final aberto para uma conclusão que promete ser épica no 11º filme. Com grandes surpresas em seus momentos finais que prometem deixar fãs antigos de cabelo em pé, Vin Diesel e companhia certamente se preparam para uma despedida que tem tudo para marcar a cultura pop para sempre.

Assista abaixo ao trailer legendado do filme:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.