BINGO: O REI DAS MANHÃS
Divulgação/Warner Bros.
Vladimir Brichta como o palhaço Bingo em cena do filme: parece o Bozo, e meio que é mesmo
LUCIANO GUARALDO
Publicado em 7/12/2017 - 14h30
Escolhido para representar o Brasil no Oscar 2018 de melhor filme estrangeiro, Bingo: O Rei das Manhãs ainda está em cartaz em algumas salas de cinema, mas chega nesta quinta-feira à TV paga. O longa conta a história secreta de Arlindo Barreto, que interpretou o palhaço Bozo. Ícone das crianças na década de 1980, o ator levava uma vida nada infantil, com muitas drogas e orgias.
As cenas mais pesadas são baseadas em histórias que realmente aconteceram com Barreto, mas algumas situações foram exageradas para se tornarem mais tragicômicas. O ex-palhaço largou os vícios e hoje trabalha como pastor evangélico _mas revisitou o passado para ajudar o elenco a se preparar.
No filme, por questões de direitos de propriedade intelectual, alguns nomes foram trocados. Bozo, por exemplo, virou Bingo. A única personagem que aparece com seu nome real é a dançarina Gretchen, uma das várias mulheres com quem o palhaço se envolveu.
Protagonista do longa, Vladimir Brichta não foi a primeira escolha do diretor Daniel Rezende para o papel de Augusto: Wagner Moura chegou a fechar contrato, mas precisou abandonar a produção por problemas na agenda. O elenco conta ainda com Domingos Montagner, palhaço na vida real, em um de seus últimos trabalhos.
Confira cinco curiosidades sobre Bingo: O Rei das Manhãs, que está disponível para locação no Now, plataforma de vídeo sob demanda das operadoras Net e Claro TV.
anderson borde/agnews
Depois de abandonar o longa, Wagner Moura indicou o amigo Vladimir para assumir seu papel
Protagonista na camaradagem
Antes de Vladimir Brichta assumir a maquiagem e as roupas coloridas de Bingo, o papel do palhaço viciado seria de Wagner Moura, que já tinha trabalhado anteriormente com o diretor Daniel Rezende _antes de estrear na direção, ele foi editor de Tropa de Elite (2007). Porém, por causa da agenda de gravação e divulgação de Narcos, Moura precisou abandonar o elenco. Ele mesmo indicou Brichta, seu amigo pessoal, para o papel. A substituição deu certo, e o ator foi muito elogiado por conseguir equilibrar o drama e a comédia do papel.
divulgação/warner bros.
O diretor Daniel Rezende (à dir.) passa instruções para Brichta: segunda chance no Oscar
Experiência dourada
Ainda neste mês, sairá uma pré-lista com os nove filmes estrangeiros que seguem na disputa por uma vaga no Oscar do ano que vem. São 92 longas, um recorde da categoria. O Brasil, porém, tem uma vantagem: Daniel Rezende já foi indicado à estatueta dourada em 2004, pela edição de Cidade de Deus (2002). Acabou derrotado pelo blockbuster O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), mas deixou seu nome marcado entre os votantes do prêmio.
rogério resende/R2foto/divulgação
Criatura e criador: o ator Vladimir Brichta posa com Arlindo Barreto na pré-estreia de Bingo
Não é mera coincidência
Algumas cenas chocantes de Bingo, que mostram o palhaço se drogando antes de gravar o programa e seu nariz sangrando no ar, não ocorreram como são relatadas no filme. "Isso aconteceu em casa. Mas dei liberdade para criarem. É tudo verdade, e não é", disse Barreto, aos risos, para o jornal O Globo. Outras passagens, porém, são retratadas com exatidão pelo longa: "Eu realmente consultei um palhaço no começo. Era um ator shakespeariano que tinha de fazer criança rir".
divulgação/warner bros.
A atriz e cantora Emanuelle Araújo interpreta a cantora e dançarina Gretchen no longa
Conga, la conga
Emanuelle Araújo surge no longa como a dançarina Gretchen, que teve um envolvimento amoroso com Arlindo Barreto e, na ficção, vive um affair com o personagem de Brichta. Mas a cantora e atriz é a única que aparece no longa com o nome de verdade. Arlindo virou Augusto Mendes e sua mãe, a atriz Márcia de Windsor (1933-1982), é rebatizada como Marta Mendes. Já o criador americano do Bozo, Larry Harmon, no filme se chama Peter Olsen e é vivido pelo dinamarquês Soren Hellerup.
reprodução/warner bros.
Domingos Montagner (à dir.) faz participação como o palhaço mentor de Bingo: in memoriam
Despedida de Montagner
Morto em 15 de setembro do ano passado, afogado nas águas do rio São Francisco, o ator Domingos Montagner (1962-2016) surge em Bingo: O Rei das Manhãs como o palhaço Aparício, que vira mentor de palhaçada do intérprete de Bingo. Fora das telonas, Montagner iniciou sua carreira como artista circense e continuou trabalhando como palhaço mesmo depois de fazer sucesso na TV.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.