APÓS TRABALHO DURO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Edvana Carvalho durante o Encontro desta sexta (6); ela falou sobre o final de Inácia na novela
Edvana Carvalho foi sucinta, mas acabou soltando um spoiler do final de Inácia em Renascer. Segundo a atriz, a personagem será recompensada pelos anos de cuidado com os Inocêncio. Ela não deu detalhes de como isso será feito, mas, ao que tudo indica, parte da herança de José Inocêncio (Marcos Palmeira) ficará com a governanta na novela das nove da Globo.
"Pessoal fica pedindo em casa, e eu não dou spoiler. Mas eu acho que um final que eu sonhei para Inácia vai acontecer. Porque as mulheres que trabalharam cuidando dos outros nas casas merecem muito reconhecimento. E eu acho que... É por aí o meu spoiler", limitou-se a dizer ela, durante o Encontro desta sexta (6).
Patrícia Poeta até tentou arrancar mais da artista, mas se contentou com o que foi dito. "[Inácia] Vai ser recompensada! Maravilhosa", declarou ela. A apresentadora, então, tentou descobrir mais do final a partir dos outros dois convidados --Matheus Nachtergaele, o Norberto da trama, e Giullia Buscacio, a Sandra.
Giulia quis resumir o desfecho de sua personagem com apenas uma palavra: família. Já Nachtergaele elogiou a produção como um todo. "Cara, Renascer, com direção artística do Gustavo Fernandez... Foi uma obra de arte diária. Eu acho que, se seguir esse rumo até o fim, e têm sido assim, o capítulo promete ser, no mínimo, digno de ser projetado em tela grande como cinema de alta qualidade. Vai ser uma obra da arte", disse.
A apresentadora questionou se Lilith (Lucy Alves) é filha do personagem dele. "Ela é filha de Norberto num acordo afetivo e amoroso, mas não é de sangue. É mais legal do que ser pai biológico, é um pai de escolha, assim", revelou o ator.
Os atores ainda escolheram as cenas favoritas de seus personagens. Edvana optou por uma em que a governanta apresenta um rito do Candomblé para o padre Santo (Chico Diaz).
"A Inácia é um presente para o Brasil. Essa mulher que traz essa força, essa sabedoria ancestral. Colocar essa mulher preta como uma personagem principal no horário nobre, falando sobre uma das religiões que compõe o povo brasileiro.... Eu acho que a gente está aprendendo a ressignificar todas as contribuições dos povos que formaram o Brasil. E os africanos contribuíram muito", declarou ela, aos prantos.
Ela ressaltou que, durante muito tempo, tudo o que veio da África foi representado como "negativo". "Isso é uma das estratégias de você colonizar alguém, de você escravizar alguém. Você tem que diminuir ele, para que ele não tenha força de insurgir contra essa situação."
Eu acho muito importante essa personagem nessa novela porque traz o resgate dessa beleza que é o candomblé, que é o que trouxe de bom para gente os africanos, e os indígenas também. Nós somos afro-indígenas, na nossa grande maioria, e a gente tem que ter orgulho disso.
Nachtergaele concordou com a atriz. "É maravilhoso. E é pura filosofia, independentemente de religião, é filosofia de vida. E é lindo o padre, representante das igrejas brancas, dominantes, dos colonizadores, reaprendendo coisas simples, com uma preta do Brasil. Então, o sagrado está na natureza. Olha que coisa simples. Como os dogmas das igrejas caretas nublaram o que é simples. O sagrado está nos elementos", destacou o intérprete.
"O sagrado está entre nós. Nós somos o sagrado", cravou a atriz. Giullia escolheu a cena em que Sandra perde o bebê, no carro. Nachtergaele, por sua vez, lembrou do momento em que Norberto dança sozinho com seu pano de prato, com saudade de Jacutinga (Juliana Paes).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mania de Você e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Edvana Carvalho
Encontro com Patrícia Poeta
Globo
Matheus Nachtergaele
Novela das Nove
Renascer
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.