BRUNO LUPERI
MANOELLA MELLO/TV GLOBO
O autor Bruno Luperi: ele se despede do remake de Renascer, que chega ao último capítulo
Bruno Luperi, autor da adaptação de Renascer, faz um balanço da novela das nove da Globo, que chegar ao fim na noite desta sexta-feira (6). O último capítulo sela o arco dramático do viúvo que nunca superou a morte da mulher amada, mas o novelista comenta que essa jornada foi muito diferente do trabalho que ele fez no remake de Pantanal (2022) porque conseguiu trazer ineditismo e ir de encontro à premissa da versão original, prestando um homenagem ao avô, Benedito Ruy Barbosa.
"É muito difícil trazer uma novela que se passa num cenário que sofreu tantas transformações ao longo desses 30 anos respeitando o que foi concebido lá atrás", conta o novelista. Ele, porém, inseriu novos desfechos para alguns personagens.
"Não foi só o final da novela que foi inédito, pois ela quase como um todo, tem um teor de ineditismo. Então, considero mais do que um remake, uma adaptação. Lógico que partindo do que foi Renascer, do que é a novela original, da proposta, da discussão temática, da natureza dos personagens, mas tentando sempre reinterpretá-los à luz do nosso tempo, com personagens reenvelopados para a atualidade. Algo muito diferente de Pantanal, por exemplo", conta o autor em entrevista enviada pela Globo.
"É um trabalho muito grande manter o espírito de uma novela em uma nova roupagem, agradando ao público fiel da primeira versão e sendo coerente com as discussões do nosso tempo, uma medida delicada. E foi uma alegria muito grande conseguir costurar o final inteiro e chegar aonde a novela tinha de alcançar na história", diz o novelista, indicando cenas que encerram a trama.
Ele está se referindo ao encontro e o abraço de José Inocêncio (Marcos Palmeira) com João Pedro (Juan Paiva), o momento em que aquele pai se redime com o seu filho, e então Maria Santa (Duda Santos) vem lhe buscar.
Luperi reforça que os últimos capítulos foram fruto de muito suor e esforço. Por isso, sai do trabalho muito satisfeito com o resultado que obteve --mesmo abaixo do esperado pela Globo.
No último capítulo, João Pedro terá novamente papel fundamental. Coube ao filho caçula, o "enjeitado", a missão de tirar o facão enterrado no jequitibá-rei e acabar com o sofrimento do pai, muito debilitado após o acidente com a cadeira de rodas.
"Foi um processo inteiro permeado de muitas emoções. Mas, eu diria que o pacto do José Inocêncio aos pés do jequitibá foi um momento muito importante de se escrever. Ali, eu realizei que de fato aquilo estava acontecendo na minha vida. Renascer é a primeira novela do meu avô que eu tenho memória muito viva de acontecer", lembra Luperi.
Nesta última semana, ele se emocionou muito porque teve dificuldade de escrever. "Foi quando talvez a responsabilidade tenha pesado com mais força sobre os meus ombros. Eu tinha o compromisso com a versão original, de chegar num final condizente e coerente com aquilo que foi proposto pela versão original com meu avô, trançando todas as tramas novas, costurando as adaptações que foram feitas ao longo do caminho para tudo convergir neste momento", detalha.
Ele encerra a jornada muito satisfeito. "Sinto que consegui prestar mais uma homenagem ao meu avô, esse gênio do gênero da teledramaturgia, que é Benedito Ruy Barbosa. Sinto que cumpri uma missão muito importante com esta adaptação e também saio muito satisfeito com a novela que nós criamos, com as adaptações que foram feitas, e com as homenagens que foram prestadas", declara.
Então a versão que nos precede, e eu acho que nós todos fomos muito felizes nas decisões que tomamos. É uma novela muito bonita, rica em termos artísticos, em termos afetivos. Ao mesmo tempo em que ela encanta pelas inovações, pelas novas propostas, ela também homenageia e trata com muito respeito a versão que nos precede, a versão original, e o trabalho de todos que vieram antes de nós até chegarmos até aqui.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
Bruno Luperi é responsável pela adaptação da saga rural que ficará no ar até sábado (7). Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake na segunda (9).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Benedito Ruy Barbosa
Bruno Luperi
Duda Santos
Globo
Juan Paiva
Marcos Palmeira
Novela das Nove
Renascer
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.