TERCEIRO DIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
João Pedro (Juan Paiva) na cena em que arrancou o facão do pai dos pés do jequitibá na novela
O público não sabe, mas está vendo o último capítulo de Renascer desde quarta (4). Com 62 páginas e 79 cenas, o episódio de encerramento da adaptação da saga rural não sofreu cortes --mesmo com o horário reduzido de exibição nesta sexta (6) por causa do jogo do Brasil contra o Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Essa é a primeira vez que o final de uma novela vai ao ar dividido dessa maneira.
O Notícias da TV já havia adiantado que a equipe comandada por Gustavo Fernández começou uma operação na surdina para colocar tudo no ar desde a sexta (30) passada. No sábado (31), por exemplo, a trama teve cinco minutos de cenas que só iriam ao ar na segunda (2).
Dessa maneira, os editores do folhetim conseguiram fazer todos os ajustes para encaixar todo o material gravado pelo elenco. As gravações foram encerradas no último dia 24 no Rio de Janeiro.
O esforço deu certo e entra para história nos bastidores, já que a Globo não vai alardear o malabarismo que foi feito para evitar que sequências dos desfechos dos personagens fossem jogadas no lixo.
Na programação original, o capítulo de quarta terminaria com Mariana (Theresa Fonseca) armando o assassinato de Egídio (Vladimir Brichta). Com os ajustes, o vilão foi enforcado e todas as cenas envolvendo a revelação da morte dele no penúltimo capítulo também entraram no ar.
Anteontem, o telespectador viu cenas como Sandra (Giullia Buscacio) descobrindo a morte do pai e desconfiando de Eliana (Sophie Charlotte), que só seriam exibidas no último capítulo se não tivesse jogo da Seleção Brasileira nesta sexta.
O penúltimo capítulo focou no acidente de José Inocêncio (Marcos Palmeira), o que culminará em sua morte. Ele ficou doente após o tombo da cadeira de rodas e o banho de chuva por horas. Coube a João Pedro (Juan Paiva) acabar com a situação agonizante do pai.
O jovem foi atrás do facão dele, arrancando-o dos pés do jequitibá-rei, o que põe um fim ao pacto firmado pelo coronel no primeiro capítulo da saga rural.
Hoje, o público vai até estranhar, mas a novela deve ser bem curta, está prevista a cena em que Inocêncio pede perdão ao filho caçula e morre em seus braços. O funeral dele será mostrado, a partilha também, passando rapidamente pelos desfechos dos personagens --o que já foi um tanto adiantando com a construção da nova comunidade nas terras que eram de Egídio.
O final feliz e inédito de Mariana (Theresa Fonseca), que descobre que é prima de Teca (Lívia Silva) e ganha de presente a casa que era de Belarmino (Antonio Calloni). Vai ter uma cena de Damião (Xamã) mostrando ao filho o tanto de terra que sua mãe tem e o encontro de Inocêncio com Maria Santa (Duda Santos).
A cena do encontro espiritual das almas gêmeas é a última, a de número 79 no roteiro do último capítulo. Para o protagonista, o autor Bruno Luperi manteve o final original que foi concebido pelo seu avô, Benedito Ruy Barbosa, há 31 anos.
A Globo precisa ainda colocar antes do Brasil entrar em campo a apresentação especial de Mania de Você para não prejudicar a próxima novela. É tradição pegar a audiência do último capítulo da trama que está no ar para apresentar a história que vai substitui-la.
Mania de Você estreia na segunda (9) no lugar do remake de Renascer. No elenco estão Agatha Moreira, Nicolas Prattes, Gabz, Chay Suede, Mariana Ximenes, Eliane Giardini, Allan Souza Lima e Ângelo Antônio, entre outros. A trama é de autoria de João Emanuel Carneiro, e a direção artística é assinada por Carlos Araujo.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mania de Você e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.