SURTO DE COVID-19
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
José Augusto Nascimento Silva trabalhou no SBT Rio por 30 anos e morreu de Covid-19
GABRIEL PERLINE
Publicado em 15/4/2020 - 16h10
A Vigilância Sanitária fez uma inspeção surpresa no SBT do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (15), após denúncias de funcionários sobre suposto descaso por parte da direção na prevenção contra o novo coronavírus. Já foram afastados 35 dos 75 profissionais do Jornalismo sob suspeita de contaminação, e um deles morreu na segunda (13).
A blitz foi realizada pela Vigilância Sanitária do Município a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, após uma denúncia protocolada em conjunto pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), pela Sindicato dos Radialistas do Município do Rio de Janeiro e a pela Associação Brasileira da Imprensa (ABI), que apontaram a sede da emissora como foco da proliferação da Covid-19 no Rio de Janeiro.
Após uma detalhada análise, a Vigilância Sanitária não detectou nenhuma falha nos processos de higienização da sede e tampouco apontou situações de exposição dos funcionários ao risco de contágio da Covid-19. Por essa razão, a emissora não foi autuada pelo órgão.
Ontem (14), a direção do SBT mudou alguns dos procedimentos de segurança de seus funcionários e distribuiu máscaras de proteção para serem usadas durante o expediente. Em comunicado enviado a toda a equipe, reforçou a necessidade do distanciamento mínimo e a importância de manter as mãos higienizadas, lavadas com água e sabão e reforçadas com álcool em gel.
As medidas foram tomadas após a morte do editor de imagens José Augusto Nascimento Silva, na segunda-feira. Ele foi afastado de suas atividades em março, mas acabou internado e passou as duas últimas semanas em estado grave. Sofreu uma parada cardiorrespiratória e não conseguiu se recuperar.
Antes de morrer, Naná --como era chamado pelos colegas-- havia enviado áudios pelo WhatsApp alertando sobre a falta de cuidados da emissora com seus funcionários por conta da pandemia.
Ele, inclusive, disse que a apresentadora Isabele Benito estava indo trabalhar normalmente mesmo tendo testado positivo para o novo coronavírus. A informação, no entanto, não está correta.
Benito avisou a direção que seu marido estava com forte febre, mas testou negativo para a Covid-19. Cinco dias depois, ele voltou a passar mal e acabou internado. Ao realizar um novo teste, o resultado deu positivo, e ela foi automaticamente afastada da apresentação do telejornal SBT Rio. Em 31 de março, a jornalista também revelou ter contraído a doença.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.