Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESQUERDA X DIREITA

TSE notifica Jovem Pan por fake news contra Lula e propaganda pró-Bolsonaro

REPRODUÇÃO/JOVEM PAN

Paulo Mathias e Rodrigo Constantino com ternos pretos e gravatas azuis

Paulo Mathias e Rodrigo Constantino no 3 em 1: TSE notifica programa e Jovem Pan nesta terça

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 6/9/2022 - 18h05

A Jovem Pan foi notificada nesta terça (6) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por causa de informações incorretas divulgadas pelo programa 3 em 1. A Justiça entendeu que a atração divulgou notícias falsas sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem feito propaganda sistemática a favor do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Alguns oficiais de Justiça foram à sede da Jovem Pan, em São Paulo, para entregar o documento. Ele já está em mãos da equipe do jornalístico, ancorado por Paulo Mathias com participação de Fábio Piperno, Rodrigo Constantino e Jorge Serrão. A origem da denúncia não foi revelada.

Segundo fontes do Notícias da TV, a Justiça Eleitoral afirmou que a Jovem Pan descumpriu regras da cobertura jornalística da lei eleitoral ao, por exemplo, não ouvir a versão do PT (Partido dos Trabalhadores) sobre os fatos.

Além disso, o poder judiciário ainda apontou notícias consideradas falsas, como uma suposta fala de Lula em relação a empregadas domésticas, criticada por Constantino na sexta (2). 

Ao mesmo tempo, a Justiça Eleitoral entendeu que há um grande exagero no tempo que se fala de boas ações de Bolsonaro e no período em que ele fica ao vivo na programação. São vários minutos de falas sem interrupções ou correções de supostos erros. Além disso, também foi identificado que comentaristas exaltam demais os feitos do presidente.

O documento já sob análise da Jovem Pan, que vai tentar respondê-lo da melhor maneira possível para não sofrer sanções. Uma das punições previstas para quem descumpre regra eleitoral é a retirada do canal do ar por 24 horas. Esse caso é mais comum de acontecer em TVs locais, que pertencem a famílias intimamente ligadas à política.

Grande parte da redação já esperava problemas com a lei eleitoral nos últimos dias por causa do espaço dado para Bolsonaro no canal. Recentemente, o Pânico lhe deu três horas para falar de planos de governo e atacar opositores sem contraponto. A audiência foi alta nas redes, mas perdeu na TV paga para a GloboNews.

Procurada pelo Notícias da TV, a Jovem Pan confirma que foi notificada pelo TSE e que os seus advogados cuidam do assunto. Já o órgão regulador eleitoral não respondeu ao contato feito até o fechamento. Caso o faça, a matéria será atualizada. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.