Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIREITO DE RESPOSTA

Jovem Pan vence batalha contra Gregório Duvivier e HBO na Justiça; saiba mais

REPRODUÇÃO/JOVEM PAN E HBO

Tutinha com um terno preto em entrevista na Jovem Pan; Gregório Duvivier no Greg News

Tutinha, dono da Jovem Pan, e Gregório Duvivier: canal de notícias leva melhor em processo

GABRIEL VAQUER E LI LACERDA

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 25/8/2022 - 17h52

A 10ª Câmara do Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu recurso da Jovem Pan e concedeu direito de resposta para a empresa de Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha, contra o ator Gregório Duvivier e a HBO. O motivo foi uma edição do programa Greg News, apresentado pelo humorista no canal pago, que falou sobre a relação próxima com o governo Jair Bolsonaro (PL). O caso cabe recurso. 

O Notícias da TV teve acesso aos autos em que a Jovem Pan acusa a empresa e o ator de divulgarem notícia falsa no programa satírico para prejudicar a imagem junto à opinião pública. Tutinha e seus advogados também alegaram que tentaram entrar em acordo com Duvivier e HBO, mas não obtiveram êxito. 

Em primeira instância, a Justiça negou o pedido. A Jovem Pan recorreu da decisão por alegar que não queria censurar ou tirar o programa do ar, mas apenas esclarecer informações que foram dadas e que não seriam verídicas. O caso foi apreciado pelo desembargador José Aparício Coelho Prado Neto, relator do caso na nova fase. 

Para Prado Neto, ficou claro que a Jovem Pan teve sua imagem prejudicada principalmente quando se falou da CPI da Jovem Pan. Aberta em maio de 1993, a comissão parlamentar de inquérito investigou irregularidades na formação da emissora de rádio em sua primeira tentativa de se tornar canal de televisão, no início dos anos 1990.

Para o desembargador, contudo, o que houve foi uma "apuração de denúncias de funcionários por supostas irregularidades fiscais, contábeis e de pagamento de salários e encargos, sem qualquer relação com o suposto interesse da autora em obter uma concessão de TV como Duvivier pretendeu sugerir", disse o magistrado. 

"Já com a relação à informação relativa a episódio ocorrido nos anos 90, evidente a intenção de denegrir [sic] a autora, dada a falta de ligação com seu suposto interesse na obtenção de uma concessão de TV", disse o desembargador.

Chama a atenção na decisão o uso da palavra "denegrir" por parte da Justiça. O termo é considerado uma expressão racista por tratar como inferior ou ruim o que é "negro".

Com isso, o desembargador relator votou a favor do direito de resposta por parte da Jovem Pan, e também condenou Gregório Duvivier e a HBO a pagarem as custas processuais do caso.

O seu voto foi seguido por unanimidade pela câmara que julgou o caso. Ele ainda cabe recurso em esferas maiores da Justiça, como o STJ (Superior Tribunal de Justiça). 

Enquanto HBO e Duvivier recorrem, a Jovem Pan não deverá ter o direito de resposta publicado. Na edição do Greg News sobre o canal de notícias produzido no ano passado, Gregório Duvivier faz críticas à linha editorial próxima ao atual governo e satiriza atrações como o programa Os Pingos nos Is, que faz sucesso na TV paga.

Veja ele na íntegra: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.