Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CENÁRIO DIFERENTE

Testes, máscara e dez candidatos: Como será o debate da Band na pandemia

REPRODUÇÃO/BAND

O jornalista Eduardo Oinegue em entrevista para o Jornal da Band

Escalado para comandar o debate em São Paulo, Eduardo Oinegue passou por testes de Covid-19

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 1/10/2020 - 7h00

Os estúdios da Band no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo, ficarão movimentados na noite desta quinta-feira (1º), quando a emissora realizará o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura da capital paulista. O encontro será diferente porque, além de abrir oficialmente a campanha, terá como desafio manter as regras sanitárias exigidas em tempos de pandemia.

O debate em SP terá dez candidatos, além do mediador Eduardo Oinegue, ao vivo no estúdio. Um número alto de pessoas, se levada em conta a necessidade de distanciamento social para reduzir as chances de contágio pelo novo coronavírus. A Band assegura que tomou todas as precauções necessárias.

Cada candidato poderá entrar com apenas dois assessores no estúdio, um número bem menor do que era observado em anos anteriores, quando um "batalhão" de aliados invadia o cenário a cada intervalo comercial.

Tanto os postulantes à vaga pela Prefeitura de São Paulo quanto os membros de suas respectivas equipes terão a temperatura aferida na entrada da emissora. Antes de ser liberado para apresentar a atração, Oinegue passou por testes de Covid-19.

O elemento mais diferente serão as máscaras. Ao contrário do que acontece em telejornais e programas de Entretenimento feitos em estúdios, os dez políticos serão obrigados a usarem a proteção facial durante todo o debate, só podendo retirá-la, caso queiram, na hora de responder e fazer as perguntas. 

O evento não contará com plateia. A Band diz que o distanciamento social será respeitado, e os púlpitos contarão com frascos de álcool em gel.

Estarão no estúdio em São Paulo os seguintes candidatos: Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota), Bruno Covas (PSDB), Celso Russomanno (Republicanos), Guilherme Boulos (PSOL), Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann (PSL), Márcio França (PSB), Marina Helou (Rede) e Orlando Silva (PCdoB). Filipe Sabará, do Novo, também estava escalado, mas saiu da lista de confirmados porque teve a candidatura suspensa pelo partido.

Além da TV aberta, a atração terá transmissão simultânea na BandNews TV, nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, no site da Band, no aplicativo da emissora para smartphones e no canal Band Jornalismo no YouTube. 

Fora o confronto para os paulistanos nesta quinta (1º), às 22h30, a Band realizará debates em outras 15 cidades na mesma data e horário: Rio de Janeiro (RJ), Barra Mansa (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Maringá (PR), Manaus (AM), Natal (RN), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Campinas (SP), Presidente Prudente (SP) e São José dos Campos (SP).

Por conta do número elevado de candidatos, o SBT desistiu de realizar um debate em primeiro turno; a Globo diz que só fará o encontro nas capitais em que os partidos concordarem que apenas os quatro mais bem posicionados nas pesquisas participem.

Como será a dinâmica do debate da Band

O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. A pergunta terá 30 segundos. Já a resposta, 45 segundos. Réplica e tréplica serão em 30 segundos cada.

Veja abaixo como será cada um dos blocos:

Primeiro bloco
Cada candidato, por ordem de sorteio, responde uma primeira pergunta escolhida a partir de sugestão do público enviada pelas redes sociais. Serão duas perguntas diferentes: uma para os primeiros cinco candidatos e outra para os próximos cinco.

Segundo bloco
Candidato pergunta para candidato, com ordem previamente sorteada.

Terceiro bloco
Jornalista pergunta para candidato de sua escolha e define o candidato para comentar a resposta.

Quarto bloco
Candidato pergunta para candidato, com ordem inversa ao sorteio determinado no segundo bloco.

Quinto bloco
Todos os candidatos têm 45 segundos para as suas considerações finais.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.