SOM IMERSIVO
DIVULGAÇÃO/CORINTHIANS
Em transmissão na Neo Química Arena, do Corinthians, a Globo vai utilizar tecnologia de som de cinema
A Globo terá uma novidade para os telespectadores da Grande São Paulo nesta quarta-feira (30). A transmissão de Corinthians x Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro 2020 contará com a opção de áudio imersivo, que propaga o som em 360 graus, como acontece em salas de cinema mais tecnológicas.
O recurso só estará disponível no televisor, home theater ou soundbar que tenham a tecnologia Dolby Atmos. Para ativar, o usuário precisar selecionar, através do menu do televisor, o serviço de áudio correspondente.
Segundo a Globo, essa será a segunda vez que será possível acompanhar uma partida com a percepção de envolvimento em 360 graus, ou seja, próximo à experiência natural que temos no nosso cotidiano. A primeira foi no último dia 16, também em jogo do Corinthians na Neo Química Arena.
"Na prática, o espectador é transportado sonoramente para o ambiente do estádio, como se estivesse na arquibancada", explica a emissora.
Como os jogos ainda estão acontecendo sem torcida por conta da pandemia, o áudio imersivo ainda não tem a força que poderia proporcionar com os torcedores gritando na arquibancada, mas ainda assim ele valoriza outros elementos sonoros do jogo, como o chute na bola, os sons dos jogadores e treinadores e até mesmo a bola batendo na rede do gol.
Além disso, os estádios também estão reproduzindo o som das torcidas em caixas acústicas, que se reverberam nos arquibancadas. A Globo promete que essa ambiência está incluída no áudio imersivo levado à casa do público.
Mesmo que o som seja reproduzido em estéreo na TV, o mais comum nos aparelhos, ainda é possível notar uma diferença. No entanto, a experiência fica mais intensa com um home theater 5.1 ou se o sistema de reprodução for um soundbar ou home theater com a tecnologia Dolby Atmos, que traz a configuração em 5.1.4, que são os sistemas ideais para reprodução completa desse áudio imersivo.
Essa nova tecnologia só é possível por conta da revisão de normas do padrão de TV digital. De acordo com a Globo, alguns testes foram feitos nos últimos anos.
"Para a oferta durante os jogos do Brasileirão, foi feita uma revisão do fluxo que vai desde a produção no estádio, até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão", diz a empresa em nota.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.