Criança Esperança

Sinhozinho Malta volta, mas Regina Duarte se recusa a reviver Porcina

Divulgação/TV Globo

Lima Duarte e Regina Duarte em Roque Santeiro; Globo tentou ressuscitar Sinhozinho Malta e Viúva Porcina - Divulgação/TV Globo

Lima Duarte e Regina Duarte em Roque Santeiro; Globo tentou ressuscitar Sinhozinho Malta e Viúva Porcina

DANIEL CASTRO - Publicado em 26/07/2015, às 17h04 - Atualizado em 27/07/2015, às 05h18

Uma das novidades do Criança Esperança deste ano será um "mesão" em que artistas da Globo interpretarão personagens clássicos de suas novelas e humorísticos. Quem telefonar para fazer doação para o projeto assistencial poderá ser atendido, por exemplo, por Sinhozinho Malta, eternizado por Lima Duarte em Roque Santeiro, escrita por Dias Gomes em 1985. No ano em que completa 50 anos, a Globo queria reviver o casal central de um seus maiores sucessos, mas Regina Duarte se recusou a reinterpretar a Viúva Porcina.

Regina argumentou que ficaria constrangida de ter que reviver a espalhafatosa personagem ao telefone, para um telespectador do outro lado. O fato intrigou a produção do Criança Esperança, já que Regina incorporou Porcina no Vídeo Show de 23 de junho, comemorativo dos 30 anos de Roque Santeiro.

A direção da Globo insistiu, e Regina deverá fazer Maria do Carmo, a pobretona e grosseira que virou empresária de sucesso a partir de um ferro-velho em Rainha da Sucata (1990), de Silvio de Abreu.

Além de Lima Duarte com Sinhozinho Malta, já são certos no "mesão" dos personagens Francisco Cuoco como o astrólogo Herculano Quintanilha da primeira versão de O Astro (1977/78), José de Abreu como Nilo, de Avenida Brasil (2011), Talita Carauta, como Janete, do humorístico Zorra Total, Aracy Balabanian como dona Armênia, de Rainha da Sucata, e Marcelo Serrado como Crô, de Fina Estampa (2011). 

O "mesão" dos personagens irá ao ar no Estrelas (e provavelmente no Caldeirão do Huck), ao vivo, no dia 15 de agosto. Ou seja, os atores não reviverão grandes papeis apenas para privilegiados doadores, mas para toda a audiência. Haverá outros "mesões" com estrelas da Globo, mas elas atenderão aos telefonemas como elas mesmas.

Viúva Porcina é a personagem mais marcante da carreira de Regina Duarte. Era uma mulher de pouca educação, mas muito inteligente, que ficou rica. Fez fama inventando a história de que teria sido casada com Roque (José Wilker), o herói que salvou a fictícia cidade de Asa Branca do bando de Navalhada (Oswaldo Loureiro) e foi tido como morto _e milagreiro. Fogosa, era amante de Sinhozinho Malta. Sua marca registrada, além do figurino exagerado, era a maneira como chamava a empregada, com um grito estridente: "Minaaaaaa".

Regina Duarte revive Viúva Porcina na abertura do Vídeo Show de 23 de junho


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook