Criança Esperança
Divulgação/TV Globo
Lima Duarte e Regina Duarte em Roque Santeiro; Globo tentou ressuscitar Sinhozinho Malta e Viúva Porcina
DANIEL CASTRO
Publicado em 26/7/2015 - 17h04
Atualizado em 27/7/2015 - 5h18
Uma das novidades do Criança Esperança deste ano será um "mesão" em que artistas da Globo interpretarão personagens clássicos de suas novelas e humorísticos. Quem telefonar para fazer doação para o projeto assistencial poderá ser atendido, por exemplo, por Sinhozinho Malta, eternizado por Lima Duarte em Roque Santeiro, escrita por Dias Gomes em 1985. No ano em que completa 50 anos, a Globo queria reviver o casal central de um seus maiores sucessos, mas Regina Duarte se recusou a reinterpretar a Viúva Porcina.
Regina argumentou que ficaria constrangida de ter que reviver a espalhafatosa personagem ao telefone, para um telespectador do outro lado. O fato intrigou a produção do Criança Esperança, já que Regina incorporou Porcina no Vídeo Show de 23 de junho, comemorativo dos 30 anos de Roque Santeiro.
A direção da Globo insistiu, e Regina deverá fazer Maria do Carmo, a pobretona e grosseira que virou empresária de sucesso a partir de um ferro-velho em Rainha da Sucata (1990), de Silvio de Abreu.
Além de Lima Duarte com Sinhozinho Malta, já são certos no "mesão" dos personagens Francisco Cuoco como o astrólogo Herculano Quintanilha da primeira versão de O Astro (1977/78), José de Abreu como Nilo, de Avenida Brasil (2011), Talita Carauta, como Janete, do humorístico Zorra Total, Aracy Balabanian como dona Armênia, de Rainha da Sucata, e Marcelo Serrado como Crô, de Fina Estampa (2011).
Viúva Porcina é a personagem mais marcante da carreira de Regina Duarte. Era uma mulher de pouca educação, mas muito inteligente, que ficou rica. Fez fama inventando a história de que teria sido casada com Roque (José Wilker), o herói que salvou a fictícia cidade de Asa Branca do bando de Navalhada (Oswaldo Loureiro) e foi tido como morto _e milagreiro. Fogosa, era amante de Sinhozinho Malta. Sua marca registrada, além do figurino exagerado, era a maneira como chamava a empregada, com um grito estridente: "Minaaaaaa".
Regina Duarte revive Viúva Porcina na abertura do Vídeo Show de 23 de junho
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.