Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Balanço

Pan de Toronto fracassa na TV, e Record vê fuga de telespectadores

Rafael Ribeiro/CBF

Jogadores da seleção de futebol do Brasil entram em campo para disputar o bronze: imagem da decepção - Rafael Ribeiro/CBF

Jogadores da seleção de futebol do Brasil entram em campo para disputar o bronze: imagem da decepção

DANIEL CASTRO

Publicado em 26/7/2015 - 8h13

A edição dos Jogos Pan-Americanos que se encerra hoje (26) foi um fracasso na televisão aberta. Detentora dos direitos exclusivos do Pan de Toronto na principal mídia do país, a Record sofreu fuga de telespectadores e viu o SBT se distanciar na vice-liderança durante as mais de duas semanas da competição. Na comparação com o Pan de Guadalajara, a queda de audiência foi de 33%. Isso quer dizer que, de cada dez telespectadores que prestigiaram o Pan da cidade mexicana há quatro anos, três se desinteressaram pelos Jogos da maior metrópole canadense.

A Record também deu menos importância a Toronto. Enviou equipe muito menor para cobrir as provas, escondeu a cerimônia de abertura em uma transmissão gravada na madrugada e comprometeu menos sua grade de programação. Até a última quinta-feira (23), a Record tinha dedicado 50 horas e meia a Toronto, 40 horas a menos do que para Guadalajara, considerando-se o mesmo número de dias de transmissões _os 14 primeiros. 

A Record pretendia dar um pouco mais de espaço ao Pan, mas desistiu diante dos primeiros resultados. Na semana passada, preferiu reprisar quadros gravados por Rodrigo Faro no já extinto Programa da Tarde, que ganhou sobrevida de duas edições.

O Pan chegou a comprometer programas bons de audiência, como o Cidade Alerta, e não alavancou os jornalísticos, como o Fala Brasil e o Jornal da Record. Nas transmissões ao vivo, a Record só obteve bons resultados como futebol (feminino e masculino).

Até a última quinta, a média consolidada do Pan na Record era de 5,3 pontos na Grande São Paulo, contra 6,9 do SBT. Em 2011, os primeiros 14 dias de transmissões (e não de provas) renderam 8,0 pontos, mais do que o obtido pelo SBT _6,4. A queda foi geral, em todos os horários: 33% na média do dia; 32% no horário nobre; 31% à tarde e 54% de manhã.

A julgar pelos números de 2014, o Pan de 2019, em Lima, corre o risco de ter apenas flashes na programação da Record _como a Globo fazia antigamente, e a rede de Edir Macedo tanto criticava.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.