Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BASTIDORES

Silvio Santos ignorou Claudia Leitte após suposto assédio no Teleton

MICHAELE GASPARINI/NOTÍCIAS DA TV

Silvio Santos preferiu conversar com crianças da AACD a interagir com Claudia Leitte em musical - MICHAELE GASPARINI/NOTÍCIAS DA TV

Silvio Santos preferiu conversar com crianças da AACD a interagir com Claudia Leitte em musical

GABRIEL SOUZA

Publicado em 15/11/2018 - 12h28

Pintado nas redes sociais como novo símbolo do machismo, Silvio Santos ignorou Claudia Leitte por trás das câmeras do Teleton. Durante os musicais da cantora, ele simplesmente virava as costas e não prestava atenção no que acontecia no palco. Preferia se comunicar com a equipe e brincar com a plateia do que interagir com a jurada do The Voice.

O dono do SBT se recusou a abraçar a cantora. "Eu não vou te abraçar porque quando eu abraço alguém eu fico excitado", justificou. "Excitado no sentido de felicidade, né?", tentou contornar Claudia Leitte. "Não, excitado de excitação mesmo."

Para o público presente no estúdio, caso deste repórter, o que aconteceu no palco, pelo menos naquele momento, não foi uma cena de assédio. Foi apenas uma das muitas piadas antiquadas que Silvio Santos tem em seu portfólio. É tão repetida que foi a mesma feita com Anitta em 2016, também no encerramento da campanha beneficente.

O que se viu no estúdio, mesmo durante o diálogo que viralizou nas redes sociais, foi um clima de descontração. Em nenhum momento a cantora demonstrou que estava incomodada com as "investidas" do apresentador. Inclusive se dispôs a trocar de roupa mais uma vez _ela usou três figurinos enquanto esteve no palco.

A piadinha sobre excitação foi um dos poucos momentos em que a plateia, majoritariamente feminina, riu. Todos que estavam no estúdio tinham ciência do que poderiam acompanhar naquela noite: Silvio Santos sem nenhum filtro.

A imagem que ilustra esse texto é uma demonstração clara de que o apresentador não fez a brincadeira com maldade ou segundas intenções. Ele apenas foi Silvio Santos, um personagem.

O apresentador, que completa 88 anos em dezembro, se mostrava mais preocupado com o tempo que faltava para a meia-noite, e encerrar a maratona televisiva, do que em prestar atenção na apresentação de Claudia Leitte.

Aliás, os musicais da cantora foram o único momento do Teleton em que ele se afastou do palco. Esteve no cenário em todos os outros, por mais enfadonhos que fossem, como a apresentação de um pianista mirim.

O pianista, por sinal, também foi alvo de piadinhas. Silvio Santos praticamente disse que ele deveria "desistir de sua carreira", já que cometeu muitos erros enquanto estava no palco. A cena, no entanto, não repercutiu nas redes sociais. Nesse momento, de fato, ele provocou constrangimento em quem estava lá.

A piada de Silvio Santos virou alvo dos justiceiros da internet porque é fácil atribuir a um senhor de 87 anos, que praticamente não usa as redes sociais, o rótulo de machista e retrógrado, já que ele vive fazendo comentários hoje considerados inconvenientes.

Em tempos de movimentos como o #MeToo, é óbvio que uma declaração daquelas renderia. O público que acompanhava o programa em suas casas não tinha obrigação e nem sabe do clima e da situação em que a piada foi feita. Claudia Leitte, por sinal, só se manifestou sobre a polêmica na segunda-feira (12), dois dias depois de tudo acontecer.

É claro que tudo poderia ter sido resolvido com um pedido de desculpas de Silvio Santos ou do SBT. Seria a melhor solução (e a mais prática), até para evitar a ira dos internautas mais exaltados, que passaram a republicar antigas cenas controversas do apresentador e empresário.

Ele, porém, não é assim. Faz uso do estilo "ame-o ou deixe-o".

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.